A teledramaturgia da TV Globo atravessa um momento muito diferente, com resultados abaixo do esperado na faixa principal e sucesso de No Rancho Fundo. Entretanto, as produções das 18h e 19h superam as expectativas. Esse cenário traz lições e abre uma importante discussão sobre o que o público realmente gosta de assistir. E mais: resgata a antiga pergunta sobre o futuro das novelas.
Os números desta terça-feira (8/10) exemplificam muito bem o que acontece com as novelas da TV Globo. Segundo dados consolidados do Kantar Ibope, No Rancho Fundo fechou com 22,4 de média, o equivalente a 38,6% do público de seu horário. Logo depois, Volta por Cima marcou 22,1 pontos e 34,9% de share. Mais tarde, Mania de Você conquistou 23,3 de média e 37,7% dos telespectadores dessa faixa.
Números mostram a força de No Rancho Fundo
A novela de Mário Teixeira passa muito longe do desastre que foi Elas por Elas. O remake foi mal escalado para o horário e direção errou no tom do humor, corrigido no decorrer de sua exibição. Entretanto, mais do que recuperar a audiência da faixa das 18h, a novela deixa bem claro o que atrai o noveleiro: boa história, casais que geram torcidas, elenco conhecido (mesmo com as apostas de lançamento) e os bons elementos do folhetim mesclados com novos elementos.
Volta por Cima entrou em sua segunda semana dentro do patamar esperado de audiência e com boa repercussão junto ao público. Quem assiste a novela garante que se vê representado ali e que o texto de Claudia Souto traz esperança e, além disso, aborda valores familiares e de amizade. Há traições? Há. Existem conflitos e disputas? Sim. Vilão? Também. Mas, mesmo com tudo isso que poderia afastar quem diz que novela só destrói a família, a novela tem personagens muito reais que lutam no dia a dia igualzinho a quem está em casa.
E Mania de Você?
Mania de Você atende a uma importante parcela do público. Não como negar. Entretanto, muitos telespectadores deixaram de assistir a novela ao ver nas chamadas que a história tinha muito vilão e, com isso, maldades. Mas, também teve quem deixou de assistir a trama porque se perdeu no ritmo e mno excesso de edição e cortes.
E aqui surge outra questão. Nas redes sociais são muitos os que apontam uma certa “censura” de Amauri Soares ao texto de João Emanuel Carneiro. Há quem garanta que ele corta cenas mais ousadas e algumas temáticas para não desagradar aos evangélicos. Entretanto, como emissora aberta, a TV Globo precisa falar com a massa e encontrar um ponto de equilíbrio entre os que desejam histórias com maior representatividade e modernas com aqueles que defendem algo mais tradicional.
A resposta para essa equação quase impossível de solucionar chega com No Rancho Fundo e Volta por Cima. O público precisa torcer por alguém em Mania de Você, ter esperança de que alguém se dará bem, que o mal sempre será punido e se ver representado na tela.
LEIA MAIS
- Alto comando da Globo aprova primeira semana de Volta por Cima
- Volta por Cima: empreendedorismo, família e valor do dinheiro
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.