A guerra Streaming X Globo aos domingos minuto-a-minuto

Plataformas digitais incomodam durante toda a tarde de domingo

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
3 Min Read
Logotipos de aplicativos de conteúdo

A televisão brasileira vive uma nova realidade nas tardes do domingo. É justamente entre 12h e 18h do dia considerado mais importante da TV que as plataformas digitais ultrapassam os canais lineares e mostram sua força. Números obtidos pela Coluna do Vannucci apontam que não é somente o Pipoca da Ivete que sofre com a concorrência do streaming, mas tudo o que é exibido. No caso do programa de Ivete Sangalo, situação complica porque ele fica atrás também do Domingo Legal, enquanto as duas atrações concorrem diretamente.

- Continua após a publicidade -

O levantamento exclusivo obtido pelo Canal do Vannucci aponta que no último domingo, 10 de dezembro, o streaming liderou na medição da audiência por cinco horas e meia. A vantagem começou ao meio-dia e se estendeu até às 17h28, quando o Domingão com Huck finalmente colocou a Globo na liderança.

Dia de maratonar no digital

Esses números deixam claro que muitas pessoas aproveitam a tarde do domingo para consumir séries e filmes nas plataformas digitais, que oferecem títulos mais novos e inéditos. Das 12h37 às 14h12, o filme “Tomb Raider – A Origem” ocupou o Temperatura Máxima e marcou 9,5 de média, o equivalente a 25,2% de share. Neste horário, o CSR, que inclui o streaming e o Youtube, liderou com 9,6 pontos, o que corresponde a 25,5% de share. Logo depois, o Pipoca da Ivete amargou 9,0 pontos (21,6%) contra 10,6 de média (25,2%) do digital. A diferença de 1,6 pontos representa 330.678 pessoas a mais conectadas em serviços de streaming, redes sociais e Youtube. Nessa faixa (14h12 às 15h32) as plataformas digitais registram, na média, 2.190.744 pessoas conectadas. É muita gente.

- Continua após a publicidade -

Na sequência, durante o Campeões de Bilheteria, a Globo permaneceu em segundo lugar. O filme “Batman X Superman – A Origem da Justiça” garantiu 10,4 de média, o equivalente a 23% de share. Neste horário, o CSR marcou 11,3 pontos, o correspondente a 25% do público.

Novidades na tela do celular

Esses números deixam bem claro que as TVs abertas precisam rever seus conteúdos, afinal, filmes já não são garantia das melhores audiências, uma vez que as plataformas disponibilizam inúmeros títulos. O principal atrativo é que ele chega primeiro no streaming.

- Continua após a publicidade -

Durante a faixa da tarde, quando somadas as cinco redes de TV (Globo, Record, SBT, Band e Rede TV), a TV aberta abocanha entre 55% e 60% do público. Unindo todos os serviços de streaming, YouTube e redes sociais, como TikTok, o CSR tem entre 25% e 30%. Na soma, o digital ultrapassa a Globo na tarde de domingo, mas individualmente, somente o Youtube consegue se aproximar da emissora.

Inscreva-se

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta