Televisão não é ciência exata e o SBT é a melhor prova de que vários fatores determinarão o sucesso ou não de um programa. A emissora comandada atualmente por Daniiela Beyruti também nos ensina que persistência e panejamento são fundamentais. Mas, qual o limite? Até onde ir com suas apostas? Perguntas que não são tão simples assim.
O SBT enfrenta há alguns anos uma fugo considerável de público em vários horários e muito disso ocorreu por mexidas na grade e, ao mesmo tempo, um longo período sem novidades, apenas com uma grade que, até então, todos estavam acostumados. Convencidos pelo departamento comercial, os executivos do SBT tiraram do ar a programação infantil exibida de segunda à sexta. O que era tradicional, deixou de ser oferecido a um público cativo.
No lugar dos desenhos e apresentadores infantis, uma extensa edição do Primeiro Impacto que, apesar de revezar os apresentadores, repetia muito as notícias. Para os executivos do SBT não havia problema com tanto repeteco, afinal, no decorrer da manhã o público mudava.
Aliado a isso, mesmo antes da pandemia, poucos foram os investimentos em novidades, optando-se pela exibição do retorno garantido. Bake Off Brasil e Esquadrão da Moda dominaram por anos as noites de sábado, as novelas infanto-juvenis seguiam com sua longa duração e tudo muito acomodado.
Mudanças no comando do SBT
No meio do ano passado, Daniela Beyruti assumiu a vice-presidência do SBT e promoveu mudanças em suas equipe e, principalmente, na forma de trabalhar. Fernando Pelégio, que cuidava do artístico, saiu da emissora e a nova executiva começou a planejar a retomada da grade.
No início de 2023, o alto comando do SBT já havia decidido pela volta do Vem Pra Cá, revista eletrônica que ocuparia parte da grade da manhã. Segundo fontes da Coluna do Vannucci na Anhanguera, em agosto aconteceria a estreia. E, provavelmente, outros programas estreassem, afinal muitos pilotos realizados para avaliar novidades. Entretanto, todo esse processo parou quando houve a promoção de Daniela Beyruti. Isso porque, um novo olhar chegava no comando.
Toda a nova grade do SBT foi planejada, discutida e desenvolvida durante o segundo semestre de 2023 e as estreias aconteceram a partir de março. Foi uma mudança de conceito, uma aposta no ao vivo e no conteúdo e para os finais de semana no entretenimento.
Resultados demoram a aparecer
As principais estreias da nova grade do SBT não funcionaram como o esperado. O Chega Mais derrubou em 21% a audiência entre 09h30 3 13h30. Se entre janeiro e março o SBT marcou nessa faixa 2,7 pontos, desde a estreia da revista eletrônica marca 2,1 pontos. Ariel Jacobowitz é o terceiro diretor do programa e tem como missão promover todos os ajustes necessários para que a revista permaneça no ar.
O Tá na Hora derrubou em 34% a audiência do final da tarde e início da noite. Essa queda já era aguardada, talvez não nessa proporção, afinal o programa ocupou uma faixa consagrada de novelas mexicanas. Desde sua estreia, o Tá na Hora registra 2,8 de média, contra 4,2 pontos entre janeiro e março de 2024.
Não há como negar que o programa comandado por Márcia Dantas e Marcão do Povo necessita de mudanças e focar no factual para competir com Cidade Alerta e Brasil Urgente. E, nesse sentido, fundamental deixar no passado as referências do Aqui Agora. Está claro que o público deste horário não quer saudosismo.
Desde que as primeiras informações sobre o Chega Mais e o Tá na Hora começaram a circular defendi a necessidade de um olhar para o conteúdo e menos para o artístico. Lá atrás, já havia muitos sinais da atual situação.
Os acertos de Daniela Beyruti
Duas apostas de Daniela Beyruti são seus grandes acertos nessa nova grade. Sabadou marcou a chegada de Virgínia Fonseca à televisão e não tem decepcionado; muito pelo contrário. O programa é bem formatado, tem convidados interessantes e conseguiu aumentar a audiência do SBT. Desde sua estreia, Sabadou marca 3,4 de média, um aumento de 31% no índice. Outro grande acerto foi o Circo do Tiru, que tem 3,2 de média desde sua chegada e fez o horário crescer 22% em audiência.
Curiosamente, as duas apostas certeiras foram as mais criticadas pela imprensa, colunas especializadas e até mesmo fãs da emissora. Poucos apostavam em Virgínia Fonseca como apresentadora, afinal outros influenciadores não conseguiram fazer essa transição.
Nessa história toda tem algo que merece ter destaque: a persistência de Daniela Beyruti com seu projeto. O SBT ficou conhecido pelas constantes trocas ou cancelamentos de programas quando os números não atendiam às expectativas de Silvio Santos. Agora, a Vice Presidente da emissora garante que dará tempo para que os resultados apareçam. O problema é que a média/dia di SDBT continua diminuindo.