Aparecida Debate aborda os planos de reconstrução do Rio Grande do Sul

Eduardo Miranda e Rafaela Lourenço entrevistam especialistas

Lúcia Corrêa
2 Min Read
Aparecida Debate (Reprodução/TV Aparecida)

O Aparecida Debate desta terça-feira (18), às 21h30, vai trazer uma conversa sobre a reconstrução do Rio Grande do Sul, após a maior tragédia climática do Estado. Os jornalistas Eduardo Miranda e Rafaela Lourenço serão responsáveis por mediar a conversa.

- Continua após a publicidade -

Todo o Brasil acompanhou a situação do Estado gaúcho, que teve várias cidades e sua capital inundadas, deixando pessoas e animais desalojados, vidas foram perdidas e casas levadas pela força da natureza. Ao menos 469 municípios foram afetados pelas chuvas. Mas com a água baixando, chega o momento desafiador de reconstrução e neste contexto que a produção será conduzida. E é neste contexto que o programa se desenvolverá.

O programa da TV Aparecida vai mostrar que o plano inicial de reconstrução, divulgado pelo Governo Estadual, tem como estimativa um período de seis meses a um ano. Para ajudar o telespectador a entender um pouco da realidade e principalmente a necessidade de planejamento, a convidada do programa é Luciene Pimentel, professora da pós-graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

- Continua após a publicidade -

Outro ponto afetado nessa tragédia foi a saúde pública. Por conta da força das águas, muitos hospitais foram interditados, unidades de saúde inundadas e pacientes sendo transferidos para outras cidades. Além do resgate das vítimas, outra preocupação surgiu com o contato com a água contaminada: o surto de leptospirose. O convidado para explicar esse tópico é o Dr. Sérgio Zanetta, médico sanitarista e professor na Faculdade de Medicina no Centro Universitário São Camilo.

E para explicar os cálculos iniciais do quanto será necessário para reconstruir o Estado do Rio Grande do Sul e ajudar a entender o afetado cenário econômico gaúcho, o programa entrevista André Moreira Cunha, vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

- Continua após a publicidade -

O Aparecida Debate vai ao ar nas terças-feiras, às 21h30.

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta