As Filhas da Senhora Garcia chega ao seu final com a missão mais do que cumprida. De todas as novas apostas do SBT em 2025, até agora, a novela é a que trouxe os melhores resultados. Apesar de fechar na terceira colocação em audiência, a produção mexicana freou uma crise sem precedentes com o desgaste das histórias infanto-juvenis da emissora. A Caverna Encantada escancarou de vez que a teledramaturgia da emissora estava na UTI.
Segundo dados obtidos com exclusividade pelo Canal do Vannucci, As Filhas da Senhora Garcia alcançou 55 milhões de pessoas no Brasil desde sua estreia. Houve um crescimento constante em todos os meses, mesmo que discreto, mas em nenhum momento com rejeição de público. Esse aumento aconteceu tanto no PNT, quanto em São Paulo. A análise dos levantamentos aponta que a novela conseguiu reter o telespectador que entrou em qualquer um de seus capítulos. Ou seja, quem assistiu a um capítulo, gostou da história e volto depois.
O público de As Filhas da Senhora Garcia foi formado por 63% de mulheres e 37% por homens. A maior parte dos telespectadores (55%) pertence à faixa 50+. Pessoas com idade entre 18 e 40 anos representaram 36% de quem assistiu à novela e somente 9% do público estava entre 4 e 17 anos de idade. Ou seja, o SBT acertou ao tirar do ar uma novela infanto-juvenil para apostar numa história adulta com todos os bons elementos do folhetim. O levantamento sobre o perfil do público ainda aponta que a classe C representou 51% da audiência, seguida pela DE com 27% e a AB com 22% de participação.
Estratégia e recordes
A direção do SBT não economizou na estratégia para conseguir o melhor de As Filhas da Senhora Garcia. Inicialmente, ajustou o horário e esticou o SBT Brasil para se beneficiar com o término do Jornal da Record, onde há troca de público. Pauloo – O Apóstolo não apresentou a mesma retenção de telespectadores de Força de Mulher, apesar de manter a vice-liderança. Entretanto, a distância entre as duas produções foi pequena e o mesmo se repetiu no confronto com A Vida de Jó. Além disso, às quartas-feiras, o SBT aumentou a duração do capítulo de As Filhas da Senhora Garcia para transformá-la em opção ao futebol da Globo e, assim, conquistar quem assistiu a Vale Tudo.
Essa movimentação toda levou As Filhas da Senhora Garcia a conquistar sete vezes a vice-liderança em São Paulo e uma no Painel Nacional da Televisão. No dia 24 de setembro, a novela registrou seu recorde de audiência nacional ao conquistar 5,1 de média no PNT. Já em São Paulo, o recorde foi alcançado no dia 01 de outubro com 6,0 pontos de média.
O levantamento que o Canal do Vannucci obteve com exclusividade ainda aponta que As Filhas da Senhora Garcia acumulou audiência mês após mês. Na comparação entre as duas últimas e as duas primeiras semanas de exibição, a audiência foi 62% superior no PNT e 48% em São Paulo. São esses números que comprovam o acerto do SBT ao trocar as infantis por tramas adultas. A partir de agora, caberá a A.Mar manter e ampliar o território conquistado pela saga de Ofélia Garcia.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.