back to top
INSCREVA-SE
InícioTVChef Léo Roncon prepara feijoada abençoada no Sabor de Vida

Chef Léo Roncon prepara feijoada abençoada no Sabor de Vida

Programa vai ao ar domingo na TV Aparecida

No Sabor de Vida deste domingo (6/4), às 13h, Bianca Láua e chef Leonardo Roncon vão apresentar um saboroso cardápio. A dupla vai preparar mais algumas receitas, que além de gostosas, são simples e de baixo custo para o público da TV Aparecida. E a escolhida do dia é a feijoada, que é tão amada pelos brasileiros. A produção ainda conta algumas curiosidades dos pratos usados nesta edição.

De entrada, para acompanhar a feijoada, o chef Léo vai fazer uma Farofa de Bacon com Ovo e Salada de Tomate. A farofa é um prato tipicamente brasileiro, originário da culinária indígena, que usa farinha de mandioca misturada com outros ingredientes. Além desse prato combinar perfeitamente com a feijoada, ele também é uma ótima opção para acompanhar outras receitas como churrasco, feijão-tropeiro, carnes assadas e até peixe frito. A Salada de Tomate é muito saudável, pois é rica em licopeno e antioxidantes que ajudam a proteger o coração.

E o prato principal deste domingo é a Feijoada. É muito associada à cultura africana e aos escravizados trazidos para o Brasil, mas vem de muito antes do descobrimento do Brasil. Acredita-se que ela tenha derivado de pratos semelhantes criados na área mediterrânica durante o império romano. Ao ser trazida para o Brasil junto com os colonizadores, foram adicionados e adaptados alguns ingredientes da região, que tem grande influência dos indígenas, como o feijão preto, e dos escravizados, como os restos da carne de porco que não eram utilizadas. Só então se tornou a feijoada como conhecemos hoje. No início de sua criação era muito comum adicionar laranja à feijoada para evitar o escorbuto. E estudos provaram que a fruta possui substâncias que facilitam a digestão e a absorção do ferro presente no feijão.

E a sobremesa vai ser Manjar de Coco. Sabe-se que o registro mais antigo encontrado sobre o manjar é datado do Século 14, no primeiro livro medieval da Espanha. A receita original era considerada um prato consumido apenas pela realeza e as classes mais altas, devido ao preço e raridade do açúcar. Somente após a popularização de ingredientes como leite, amêndoas e especiarias que surgiu o manjar branco e docinho como conhecemos hoje. Durante a colonização do Brasil esse doce era considerado um sinal de refinamento e elegância e era consumido nas festas mais luxuosas da corte portuguesa.

Últimas

Publicações relacionadas

TODAS AS FLORES: Zoé alerta Humberto sobre investigação de Mendonça

SEGUNDA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO Pablo tenta convencer Maíra de sua...

A Fazenda 15: 5 discussões que quase viraram agressões

As discussões acaloradas são marcas de realitys shows de...

Kayky Brito fala pela primeira vez em vídeo após atropelamento

Uma grata surpresa para os fãs de Kayky Brito...

Moacyr & Sandra e Mary Galvão & Mário Campanha se apresentam no Aparecida Sertaneja

Nesta segunda-feira (3), às 19h30, Mariangela Zan comanda mais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui