Público reclama das novelas cada vez mais escuras

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
2 Min Read
Cena da novela Fuzuê que aposta no jogo de sombras

A Globo insiste numa fotografia mais escura para suas novelas. São várias as cenas em Elas por Elas, Fuzuê e até em Terra e Paixão onde diálogos e detalhes da história acontecem entre sombras, pouca iluminação ou excessos de filtros. Amor Perfeito exagerava nesse recurso e, enquanto esteve no ar, a Globo recebeu muitas reclamações de telespectadores.

- Continua após a publicidade -

Essa fotografia diferenciada e muita próxima das séries internacionais é uma tendência nas produções da Globo, que posiciona sua dramaturgia ao que é feito lá fora e muito consumido pelas plataformas digitais e emissoras de TV. É uma linguagem moderna, sim, não há como negar, mas incômoda para quem tem mais dificuldades para enxergar. Além disso, a Globo esquece que nem todo mundo tem aparelhos de TV modernos e devidamente ajustados para garantir as melhores imagens. Há também a questão da transmissão por antena, que mesmo digital, tem suas oscilações.

Esse incômodo do telespectador com as cenas escuras em novelas já apareceu em diversas pesquisas de opinião junto ao público para avaliar as tramas que estavam no ar, mas o alto comando da teledramaturgia da Globo acredita que com o tempo esse recurso artístico será melhor assimilado por quem assiste TV. Pode ser, mas para que isso aconteça é fundamental que seja feito com cautela, adaptando aos poucos o olhar do telespectador.

- Continua após a publicidade -

Inscreva-se

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta