Globo acerta ao exibir séries do Globoplay

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
5 Min Read
Segunda Chamada, série, Globo
Protagonistas de Segunda Chamada

A Globo resolveu mexer no estoque de produções do Globoplay para oferecer ao seu telespectador um horário nobre com mais dramaturgia. Tirou da plataforma digital as séries Rensga Hits e Segunda Chamada, que, unidas a The Good Doctor, prendem o telespectador de segunda à quinta, como nos bons e velhos tempos de uma grade com intensa produção. Nos anos 1980 e 1990, a Globo investia pesado na linha de shows, que incluíam minisséries, seriados, comédias de situação e até alguns títulos importados. Depois, abriu espaço para os realities shows, onde o horário após a novela das 21h foi ocupado pelo No Limite, Big Brother Brasil e The Voice Kids, com uma ou outra aventura na ficção.

- Continua após a publicidade -

Ao assistir essas produções na TV aberta, mesmo que produzidas e exibidas em primeira tela na plataforma digital da Globo, o telespectador lembra de uma época em que a emissora líder de audiência não media esforços para levar ao público um horário nobre recheado de boas produções, de textos baseados na literatura, de testes de formatos, de histórias mais ousadas e, mais recentemente, da releitura de clássicos de nossa teledramaturgia, como O Astro, Gabriela, Saramandaia e O Rebu.

Séries Globoplay/ TV Globo

Foi também no horário nobre da Globo que surgiram as supersséries, textos que misturaram os elementos das novelas tradicionais com as dinâmicas da série. Verdades Secretas, Liberdade Liberdade, Os Dias Eram Assim e Onde Nascem os Fortes surgiram desta proposta. Do Globoplay a emissora já resgatou Verdades Secretas 2, que teve tantos cortes para tirar as cenas e sequências mais pesadas que as plataformas digitais permitem. A partir do mês que vem, exibirá nessa faixa Todas as Flores, o grande sucesso de João Emmanuel Carneiro para a Globoplay. Disponibilizada pela plataforma ao mesmo tempo, em que Travessia era exibida na TV aberta, a trama protagonizada por Regina Casé, Sophie Charlotte e Letícia Colin ganhou muito mais repercussão nas redes sociais do que a trama de Glória Perez,

- Continua após a publicidade -

A temporada está boa. Rensga Hits traz o mundo sertanejo e a história de Raíssa Medeiros, uma cantora e compositora que sai de sua cidade em busca do reconhecimento de seu talento e capacidade profissional. Alice Wegmann é a protagonista e traz uma personagem muito interessante. Mas vale observar também as belas interpretações de Lorena Comparato, Deborah Secco, Fabiana Karla, Samuel de Assis, Mohamed Harfouch e Alejandro Claveaux.

Série Segunda Chamada

Tem também os seis episódios de série Segunda Chamada, que mostra o dia a dia de uma equipe de professores da Escola Carolina Maria de Jesus, que dão aulas a adultos em condições de vulnerabilidade. A série deixa bem evidente a questão precária da educação pública brasileira. “Nessa segunda temporada, não deixamos de abordar as carências ligadas à educação pública, que continua sendo o foco da série. Mas, com a chegada dos novos alunos da escola, que são tão diferentes entre si, quisemos dar voz a uma camada ainda mais, digamos, invisível, a qual são as pessoas em situação de rua”, esclarece Carla Faour, uma das autoras do texto. Para Júlia Spadaccini, a novidade é um convite à reflexão: “Se na primeira temporada tratamos das histórias de pessoas que têm tão pouco, na segunda contamos as dificuldades de estudantes mais necessitados ainda. O convite que fazemos ao público é: se juntarmos as experiências dos alunos já matriculados com a vida daqueles que sequer tem onde morar, o que acontece? Os conflitos não podem deixar de surgir, mas todos precisarão encontrar um modo de conviver”. No elenco estão, entre outros, Debora Bloch, Paulo Gorgulho, Thalita Carauta, Silvio Guindane, Ângelo Antônio e Moacyr Franco.

- Continua após a publicidade -
 Debora Bloch-atriz-Canal do Vannucci-Série Segunda Chamada-Séries TV Globo
Segunda Chamada é estrelada pela atriz Debora Bloch

E na próxima semana, como aperitivo de mais uma produção do Globoplay, a Globo apresenta o primeiro episódio de A Vida Pela Frente, produção que entrou recentemente na plataforma digital e já está com muitos acessos.

Um horário nobre recheado de produções nacionais de alta qualidade é tudo o que o telespectador gosta e quer, além de mostrar que a nossa televisão tem capacidade de criar e levar ao ar boas histórias, mesmo que elas comecem nos serviços de streaming para pagar a conta e se tornar viável.

- Continua após a publicidade -

Inscreva-se

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta