A cobertura da megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, se transformou no principal assunto das reuniões na Globo. O tema não esteve em debate apenas no jornalismo, mas em muitos departamentos, inclusive os ligados à TV fechada e portal de notícias. A avaliação é que a união de todas as plataformas foi o maior acerto da equipe carioca.
Na terça-feira (28/10) e na quarta-feira (29/10), a Globo cancelou no Rio de Janeiro a transmissão de futebol e a exibição de novelas e programas de variedades. A cobertura começou no Bom Dia Rio, do dia 28, e seguiu até o Hora 1, do dia 30. Todos os apresentadores e repórteres participaram da programação especial, que durou 29 horas. Neste período, a TV Globo registrou 17 pontos de média, um crescimento de 21% de audiência na comparação com a média da faixa nas quatro semanas anteriores. Mas, calcula-se que 8 milhões de pessoas foram atingidas pela cobertura da Globo no sinal aberto somente no Rio de Janeiro.
Os recordes de audiência foram registrados na tarde de terça-feira entre 13h15 e 18h25. Foi a maior audiência dessa faixa no Rio de Janeiro às terças em quase três ano. Entretanto, na manhã da quarta-feira, a Globo registrou o maior índice em uma quarta em mais de 20 anos.
Globonews e G1
A cobertura da megaoperação envolveu também as equipes da GloboNews e G1, que, além de abastecerem suas plataformas, atenderam a TV aberta. Na GloboNews, foram 46 horas de cobertura. Nos dois dias de cobertura ao vivo, liderou a audiência no ranking dos canais de TV por assinatura. Somente na terça-feira (28/10), registrou uma audiência 316% acima do segundo colocado entre os canais jornalísticos e 89% maior em comparação com as quatro terças-feiras anteriores. Além disso, no dia seguinte, o canal registrou uma audiência 217% acima do segundo colocado entre os canais jornalísticos e 63% maior em comparação com as quatro quartas-feiras anteriores. O portal da G1 também apresentou acréscimo nos acessos, com 40% de usuários acima da média do ano.
Esses números circularam nas reuniões de diversos setores da emissora e provam que o público espera agilidade e mobilização da TV. Derrubar atrações gravadas para trabalhar com o factual traz resultados imediatos para essas empresas.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
