Novelas turcas vendem mais que brasileiras?

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
4 Min Read
Será Isso Amor é sucesso no mundo
Protagonistas de Será Isso Amor?

O Brasil sempre foi conhecido internacionalmente pela qualidade de suas novelas e, por isso mesmo, conquistou um espaço importante no mercado mundial de venda de teledramaturgia, principalmente do folhetim diário. Durante muitas décadas, as nossas produções disputaram espaço com as tramas mexicanas que, em função do idioma, naturalmente chegavam mais rapidamente aos países que falam espanhol. Globo de um lado, Televisa do outro. Uma disputa acirrada. A Escrava Isaura, Terra Nostra, Avenida Brasil, Pantanal e Os Dez Mandamentos são apenas alguns exemplos de títulos brasileiros muito bem aceitos em muitos países. Assim como Os Ricos Também Choram, Carrossel, Maria do Bairro e A Usurpadora, que representam o México. Portugal, Espanha, Itália e, mais recentemente, a Turquia também investiram pesado nos folhetins diários, com reconhecimento da crítica e das premiações especializadas.

- Continua após a publicidade -

Nos últimos anos, depois de intensos investimentos, a indústria do entretenimento da Turquia conquistou um espaço até pouco tempo inimaginável. Com novelas, microsséries, minisséries e séries, ocupa a segunda posição no ranking de volume de produção de teledramaturgia, perdendo apenas para os Estados Unidos, o maior mercado exportador e com grande quantidade de estúdios e produtoras. Suas produções são vistas em mais de 100 países e são traduzidas para mais de 50 idiomas. Os especialistas afirmam que esse bom desempenho se deve a diversos fatores, entre eles porque adotou temas universais e emocionalmente ressonantes, como amor, família, amizade e conflitos humanos, a aposta em cenários exóticos e atrativos do país e a valorização da riqueza cultural e histórica da Turquia. Outro fator é o protagonismo feminino, com personagens que tomam decisões corajosas e lutam por seus sonhos e ideais. Algo muito semelhante com as produções latinas e, portanto, a explicação para o sucesso que essas novelas fazem no Brasil. A diversidade de narrativas também agrada muito nossos telespectadores, que assistem novelas históricas, de época, contemporâneas, de suspense, românticas e de ação.

As novelas turcas ganharam popularidade no Brasil através da Band, que exibiu, entre outras, Mil e Uma Noites, Fatmagul, Sila e Minha Vida. Depois, coube às plataformas digitais aumentarem a paixão do brasileiro para essas produções. E de olho nessa boa aceitação, a TNT Novelas dedica boa parte de sua grade para as produções que chegam da Turquia. Entre essas apostas estão “Será isso Amor?” (uma das novelas de maior sucesso produzidas na Turquia, conta a história de Eda), “Um Milagre” (adaptação da série The Good Doctor), “Amor Sem Fim” (exibida em 110 países) e “Meu Lar, Meu Destino” (Baseada no romance “Camdaki Kiz”). Aliás, o canal tem registrado bons índices com sua grade.

- Continua após a publicidade -

No mercado internacional, as novelas turcas conquistaram prestígio, graças às boas histórias com a presença dos elementos clássicos do folhetim mesclados às inovações que o público mais jovem pede, alta produção artística e utilização de cenografia que deixa bem clara a grandiosidade dessas produções. Por lá, se encontrou a equação de orçamento pé no chão com a riqueza artística. É importante destacar que na Turquia são vários os produtores que oferecem suas novelas ao mercado internacional, enquanto aqui tudo fica mais concentrado na Globo.

Inscreva-se

Compartilhe essa publicação
1 Comment

Deixe uma resposta