InícioColuna do VannucciBlog do VannucciNúmeros mostram o que funcionou ou não na nova grade do SBT

Números mostram o que funcionou ou não na nova grade do SBT

A nova grade do SBT não alterou as manhãs e as tardes da emissora, mas impulsionou o SBT Brasil. O telejornal comandado por César Filho foi a única atração a mudar completamente sua audiência. No mais, pequenas oscilações e poucas mudanças efetivas.

Nesta segunda-feira (9/12), o Primeiro Impacto fechou com 2,2 de média geral (7h30 às 12h45). Esse índice reúne o bloco nacional (07h30 às 11h) com Marcão do Povo e o local (11h às 12h45) com Márcia Dantas e Daniela Brandi. Se comparado com a semana anterior, o telejornal teve uma queda significativa com o bloco exibido até às 9h, que fechou com 2,6 pontos. Aliás, o segmento regional fechou com 2,9 pontos. Portanto, num primeiro olhar, uma queda para ser analisada com mais detalhes pelos diretores do SBT.

Entretanto, na comparação Chega Mais e Primeiro Impacto entre as duas segundas-feiras (09h às 11h), a audiência do SBT permanecer a mesma: 2,2 pontos. Já o bloco local, subiu 0,1. Na semana passada (2/12) ficou com 2,1 de média e nesta segunda (9/12) com 2,2 pontos. Mas, o jornal popular ganhou quadros e, mesmo assim, em vários momentos ficou atrás dos esportivos da Band.

Estreia de Datena

A chegada de José Luiz Datena ao Tá na Hora transformou-se na grande aposta do SBT para a sua “grade de verão”, como apelidada nos corredores da Anhanguera. Datena ficou sua primeira hora praticamente o tempo todo atrás do Brasil Urgente, ancorado por Joel Datena. Entre 16h42 e 18h30, o programa marcou 2,7 de média. O bloco local (18h30 às 19h45) disparou para 3,4 pontos, o equivalente a 6% do público dessa faixa. Na média geral (16h42 às 19h45) registrou 3,0 pontos, um acrescimento de 0,2 ponto se comparado com a última segunda-feira de Marcão do Povo.

Mas, algo a se comemorar pelo alto comando do SBT foi o crescimento da média do SBT Brasil. O jornal de César Filho aumentou em praticamente um ponto a sua audiência. Nesta segunda-feira (9/12) marcou 4,7 pontos, o equivalente a 7,6% de share. Na segunda passada (2/12), o SBT Brasil conquistou 3,8 pontos e 6,2% de participação.

Chaves e Chapolin de volta

Chaves e Chapolin também funcionaram como armas para reconquistar o telespectador. Os números ainda merecem uma avaliação melhor, mas não representam grandes saltos. No ar das 12h47 às 13h30, Chaves garantiu 2,5 pontos, um pouco a mais do que o Chega Mais Notícias atingiu na segunda-feira passada.

À noite, Chaves voltou para a tela do SBT e fechou com 4,8 pontos, um pouco acima do que essa faixa registrou na segunda-feira passada. Entretanto, não jogou público para A Caverna Encantada, que ontem marcou 4,4 de média e 7,2% de share, contra 4,3 pontos e 6,9% de share do capítulo exibido no início da semana passada. E Chapolin alcançou 4,2 pontos (7,2%). No dia 2 de dezembro, a novela As Aventuras de Poliana conquistou 4 de média e 6,7% do público do horário. Chapolin não alterou o desempenho do Programa do Ratinho, que na segunda-feira passada marcou 4,8 de média (9,5% de share) e ontem fechou com 4,6 pontos (9,3% de share).

Esses números ainda precisam de análises mais aprofundadas. Entretanto, apontam claramente que não existem milagres em televisão, mesmo que a gente acredite neles e ore para que aconteçam. O SBT precisará de tempo para se estabelecer nesse seu novo conceito de grade. Além disso, entender que boa parte do público que saiu da emissora não voltará a assisti-la simplesmente pelo fato de Chaves, Chapolin e Datena estarem na tela.

LEIA MAIS


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Dona de Mim lançará primeiro microdrama da Globo

Globo lançará esse ano as duas primeiras produções da dramaturgia em vídeos curtos verticais

Os motivos dos suspeitos do fim trágico de Odete Roitman

Vários personagens possuem motivos para assassinar a vilã de Vale Tudo.

Três Graças vai botar o dedo na ferida ao falar da violência e criminalidade

Xamã será um traficante sem piedade no controle da Chacrinha

Vale Tudo abre a semana com crescimento de audiência

Confira a audiência consolidada da segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Publicações relacionadas

Primeiro Impacto sofre queda em seu novo horário

Primeiro Impacto perdeu 25% da audiência ao ser exibido das 9h às 11h, após o Bom Dia & Cia.

Globo cancela novela para cobrir morte do Papa Francisco

História de Amor e Globo Esporte não serão exibidos nesta segunda-feira, 21 de abril

Amanda Françozo ressalta o poder da educação em seu programa

Sempre trazendo temas relevantes para o público da TV...

Dona de Mim lançará primeiro microdrama da Globo

Globo lançará esse ano as duas primeiras produções da dramaturgia em vídeos curtos verticais

Baia é inaugurada após Prova de Fogo

As emoções da primeira semana de A Fazenda 15...

Café com Aroma de Mulher: Gaivota quer deixar Nova York

Confira o resumo dos capítulos de Café com Aroma de Mulher exibidos entre os dias 23 e 27 de junho
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading