InícioColuna do VannucciBlog do VannucciNúmeros mostram o que funcionou ou não na nova grade do SBT

Números mostram o que funcionou ou não na nova grade do SBT

A nova grade do SBT não alterou as manhãs e as tardes da emissora, mas impulsionou o SBT Brasil. O telejornal comandado por César Filho foi a única atração a mudar completamente sua audiência. No mais, pequenas oscilações e poucas mudanças efetivas.

Nesta segunda-feira (9/12), o Primeiro Impacto fechou com 2,2 de média geral (7h30 às 12h45). Esse índice reúne o bloco nacional (07h30 às 11h) com Marcão do Povo e o local (11h às 12h45) com Márcia Dantas e Daniela Brandi. Se comparado com a semana anterior, o telejornal teve uma queda significativa com o bloco exibido até às 9h, que fechou com 2,6 pontos. Aliás, o segmento regional fechou com 2,9 pontos. Portanto, num primeiro olhar, uma queda para ser analisada com mais detalhes pelos diretores do SBT.

Entretanto, na comparação Chega Mais e Primeiro Impacto entre as duas segundas-feiras (09h às 11h), a audiência do SBT permanecer a mesma: 2,2 pontos. Já o bloco local, subiu 0,1. Na semana passada (2/12) ficou com 2,1 de média e nesta segunda (9/12) com 2,2 pontos. Mas, o jornal popular ganhou quadros e, mesmo assim, em vários momentos ficou atrás dos esportivos da Band.

Estreia de Datena

A chegada de José Luiz Datena ao Tá na Hora transformou-se na grande aposta do SBT para a sua “grade de verão”, como apelidada nos corredores da Anhanguera. Datena ficou sua primeira hora praticamente o tempo todo atrás do Brasil Urgente, ancorado por Joel Datena. Entre 16h42 e 18h30, o programa marcou 2,7 de média. O bloco local (18h30 às 19h45) disparou para 3,4 pontos, o equivalente a 6% do público dessa faixa. Na média geral (16h42 às 19h45) registrou 3,0 pontos, um acrescimento de 0,2 ponto se comparado com a última segunda-feira de Marcão do Povo.

Mas, algo a se comemorar pelo alto comando do SBT foi o crescimento da média do SBT Brasil. O jornal de César Filho aumentou em praticamente um ponto a sua audiência. Nesta segunda-feira (9/12) marcou 4,7 pontos, o equivalente a 7,6% de share. Na segunda passada (2/12), o SBT Brasil conquistou 3,8 pontos e 6,2% de participação.

Chaves e Chapolin de volta

Chaves e Chapolin também funcionaram como armas para reconquistar o telespectador. Os números ainda merecem uma avaliação melhor, mas não representam grandes saltos. No ar das 12h47 às 13h30, Chaves garantiu 2,5 pontos, um pouco a mais do que o Chega Mais Notícias atingiu na segunda-feira passada.

À noite, Chaves voltou para a tela do SBT e fechou com 4,8 pontos, um pouco acima do que essa faixa registrou na segunda-feira passada. Entretanto, não jogou público para A Caverna Encantada, que ontem marcou 4,4 de média e 7,2% de share, contra 4,3 pontos e 6,9% de share do capítulo exibido no início da semana passada. E Chapolin alcançou 4,2 pontos (7,2%). No dia 2 de dezembro, a novela As Aventuras de Poliana conquistou 4 de média e 6,7% do público do horário. Chapolin não alterou o desempenho do Programa do Ratinho, que na segunda-feira passada marcou 4,8 de média (9,5% de share) e ontem fechou com 4,6 pontos (9,3% de share).

Esses números ainda precisam de análises mais aprofundadas. Entretanto, apontam claramente que não existem milagres em televisão, mesmo que a gente acredite neles e ore para que aconteçam. O SBT precisará de tempo para se estabelecer nesse seu novo conceito de grade. Além disso, entender que boa parte do público que saiu da emissora não voltará a assisti-la simplesmente pelo fato de Chaves, Chapolin e Datena estarem na tela.

LEIA MAIS


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

A Praça é Nossa reúne os maiores nomes do humor em especial

Golias, Nair Bello, Hebe Camargo, Ary Toledo e Jô Soares serão homenageados em edição que resgatará momentos emblemáticos

Suely Franco é a grande estrela de Dona de Mim

Veterana brilhou num elenco de grande estrelas, como Tony Ramos, Claudia Abreu e Marcello Novaes

Metas e realizações é o tema do programa de Amanda Françozo

Os especialistas convidados do De Papo com Amanda Françozo...

Veja também

2024 é o ano para o SBT esquecer: Foi o pior a história

Em meio a crises internas e externas, o SBT...

AMOR PERFEITO: Desesperada, Marê se disfarça para ver Marcelino

SEGUNDA-FEIRA, 31 DE JULHO Marê arma um plano para que...

Trio Los Angeles terá sua história contada no Aparecida Sertaneja

O Trio Los Angeles estará no quadro Você Faz...

Aparecida Debate aborda a atual discussão em torno dos jogos de azar

O Aparecida Debate desta terça-feira (3/9), às 21h45, vai...

Chef Leo Roncon prepara prato à base de peixe no Sabor de Vida

Neste domingo (26), às 13h, chef Leonardo Roncon vai...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading