back to top
INSCREVA-SE
InícioColuna do VannucciVannucci RespondePolítica, ideologia e conservadorismo mexeram com a audiência da Globo?

Política, ideologia e conservadorismo mexeram com a audiência da Globo?

Nos últimos anos, acompanhamos uma mudança significativa no comportamento do público, o que afetou a Globo e outros emissoras. A audiência se pulverizou entre a TV aberta e o digital. Além disso, a polarização política e uma postura mais conservadora de muitas pessoas contribuíram para essa movimentação.

O Vannucci Responde traz questionamentos sobre essa transformação que e TV aberta atravessa aqui no Brasil.

Vannucci, você acha que fatores políticos e ideológicos também estão contribuindo para o afastamento de uma parte do público da Globo? Conforme o país foi se polarizando, a Globo passou a se posicionar mais. Será que uma parte da audiência que sumiu não também foi por discordância desse posicionamento?

@PROFESSORATATIMARMON

São muitos os fatores que mudaram o comportamento do telespectador nos últimos anos e não podemos descartar fatores ideológicos e religiosos. A Globo sente essa saída de público. Algumas igrejas defendem que seus fiéis não acompanhem a programação da Globo, principalmente as novelas, uma vez que eles acreditam que a dramaturgia vai contra os valores morais. O que não é verdade. As novelas passaram a representar melhor a diversidade da sociedade e aborda temas sensíveis e necessários.

E existe também um posicionamento político contra a Globo e das duas extremidades. Algumas lideranças da direita acreditam que a emissora favorece a esquerda. Mas, algumas pessoas mais alinhadas à esquerda acreditam que a Globo tem uma orientação conservadora.

O fato é que a Globo precisa se posicionar como uma empresa que defende e luta pelo respeito à diversidade, contra o preconceito e pela igualdade de direitos. Ao mesmo tempo, faz ajustes em seu conteúdo para atrair esse público conservador que fugiu das “novelas mais ousadas”.

Vannucci, se a pandemia não tivesse ocorrido em 2020, a Globo com suas novelas teriam mais público atualmente? Aliás, em geral os canais não teriam perdido tanto público para o digital?

@TIAGOWANAT

O crescimento das plataformas digitais aconteceria de qualquer forma, mas talvez numa velocidade menor. Crianças e adolescentes já estavam no mundo digital, mas a pandemia colocou muitos adultos nos serviços de streaming. Com isso, aprendemos que podemos escolher o conteúdo e assistir no melhor horário. Alguns executivos das várias emissoras acreditam que ainda haverá fuga nos próximos anos. Entretanto, ainda não conseguiram uma fórmula para frear esse movimento. Há quem defenda que o correto é colocar influenciadores na tela, mas isso não aconteceu até o momento. A TV aberta só reconquistará esse público se voltar a fazer TV aberta.

Jornalismo e carnaval

Por que o SBT não muda o formato do Primeiro Impacto? Por que não colocar o formato original da Univison?

@RAFAELRODRIGUES

O Primeiro Impacto foi se transformando ao longo do tempo para atender melhor ao telespectador do SBT. Além disso, a direção do SBT formatou ele para a realidade orçamentária da emissora. Atualmente, os executivos do SBT avaliam se o nome Primeiro Impacto ainda tem força comercial e relevância junto ao público. O resultado apontará se deve ser mantido ou não o nome no ar.

Vannucci, o carnaval Globeleza ainda é um bom produto para a Globo? Ela conseguiu vender a cota de patrocínio para esse ano?

@BEZERRABRAVO

A Globo tenta encontrar uma forma de atrair audiência e, ao mesmo tempo, ampliar o faturamento do Globeleza, que inclui os desfiles do Rio de Janeiro e São Paulo e as festas nas ruas de várias capitais retratadas no Glô na Rua. O grande desafio é oferecer esse conteúdo de uma forma atraente. É importante destacar que durante os dias de carnaval cai significativamente o número de televisores ligados. Vou pesquisar sobre as cotas de patrocínio.

Participe você também do Vannucci Responde. É só mandar as perguntas através das redes sociais @javannucci. No Canal do Vannucci no Youtube são postados semanalmente três vídeos do Vannucci Responde!

Últimas

Divino & Donizete sobem ao palco do Terra da Padroeira

Chega mais um domingo musical do Terra da Padroeira...

Mudança na linha editorial é o desafio do jornalismo do SBT

Intenção do alto comando do SBT é deixar a programação mais leve e evitar a repetição interminável de violência

TV Aparecida investe numa tarde ao vivo para toda a família

Emissora quer levar ao telespectador conteúdo mais leve e uma alternativa aos telejornais policiais e pesados

Publicações relacionadas

Plataformas digitais conquistam a vice-liderança na noite de quinta

Nesta quinta-feira, as planilhas apontam que houve uma ligeira...

Arquivo A traz reportagem sobre a importância das sementes crioulas

O Arquivo A vai trazer nesta quinta-feira (11/4), às...

Brasil tem o recorde mundial do Big Brother

Em 29 de janeiro de 2002, entrava no ar...

Especialistas falam tudo sobre artrite e artrose no Saúde e Fé

O Saúde e Fé deste sábado (26), às 16h,...

Jamily e Thiago Arancan cantam no especial de Natal de Amanda Françozo

Com a aproximação do Natal, o encontro com amigos...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui