InícioColunasHistórias da TVPresa no elevador: primeira Helena de Manoel Carlos quase não entra no...

Presa no elevador: primeira Helena de Manoel Carlos quase não entra no ar

A primeira Helena de Manoel Carlos apareceu na televisão brasileira em 1952, na TV Paulista. Mas, não era a mesma das que foram narradas pelo novelista. Em março daquele ano, entrou no ar uma adaptação de José Renato e Manoel Carlos para o romance homônimo de Machado de Assis. No elenco estavam Hélio Souto, Jane Batista, Paulo Goulart e Vera Nunes, que interpretou a protagonista.

A história original que acontecia no século XIX foi adaptada para a década de 50, o que deixou a produção atual e gerou muita repercussão. Os 10 capítulos foram transmitidos ao vivo dos pequenos estúdios instalados num prédio residencial que ficava no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação. Os atores utilizavam os poucos cômodos do local como camarins. Algumas trocas de roupa ou retoques de maquiagem eram realizados nos corredores e escadas do edifício.

Estrela presa no elevador

 O primeiro capítulo de Helena foi exibido na sequência da inauguração da TV Paulista. “A estrutura era muito precária e um dia cheguei a ficar 20 minutos presa no elevador, o que atrasou o início do capítulo daquela noite”, recorda-se Vera Nunes, a protagonista que não chegava no estúdio. Todos os textos eram decorados e repassados durante à tarde quando a emissora ficava fora do ar. E algumas ocasiões havia um ensaio para a marcação de cenas.

Na prática, “Helena” se tornava o primeiro programa a concorrer com as produções da TV Tupi, que durante quase dois anos atuou sozinha em São Paulo.

Depois, Vera Nunes trabalhou em muitos outros seriados e novelas da emissora. A atriz foi protagonista da série “As Aventuras de Suzana” e, com Walmor Chagas, brilhou no seriado “O Casal Mais Feliz do Mundo”, que fez muito sucesso na década de 50. Também nos primeiros anos da TV Paulista foi produzido o seriado “O Invisível”, com relativa repercussão junto ao público.

Esta e muitas outras histórias da Tv estão no livro Biografia da Televisão Brasileira, que eu escrevi junto com Flávio Ricco.

LEIA MAIS


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

A Praça é Nossa reúne os maiores nomes do humor em especial

Golias, Nair Bello, Hebe Camargo, Ary Toledo e Jô Soares serão homenageados em edição que resgatará momentos emblemáticos

Suely Franco é a grande estrela de Dona de Mim

Veterana brilhou num elenco de grande estrelas, como Tony Ramos, Claudia Abreu e Marcello Novaes

Metas e realizações é o tema do programa de Amanda Françozo

Os especialistas convidados do De Papo com Amanda Françozo...

Veja também

Dudu Camargo estreia programa policial na Rede Meio Norte

Dudu Camargo estreia nesta segunda-feira no comando do MM...

Sabor de Vida mostra o poder do tomate no Carpaccio e no Tartar

No Sabor de Vida deste domingo (2/2), às 13h,...

Mudanças e cancelamentos de programas precisam parar no SBT

SBT assumiu em comunicado que continuará com mudanças até atingir seu objetivo: voltar a ser a TV mais querida do Brasil

Especial Retratos Femininos celebra o Dia da Mulher

Para um dia tão especial, em que se comemora...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading