O Arquivo A desta quinta-feira (29), às 21h, traz uma reportagem destacando os efeitos do calor e das mudanças climáticas no corpo humano e como lidar com essa realidade. A reportagem da TV Aparecida parte do fato de 2025 ter entrado para a história como um dos anos mais quentes já registrados no planeta, com a temperatura média da terra muito próxima do limite considerado crítico pelos cientistas.
A matéria, conduzida por Eduardo Gois, vai se aprofundar nos efeitos do calor extremo no corpo humano e também em como até as diferenças sociais pesam no impacto das altas temperaturas. O programa começa em Três Rios, sul do Estado do Rio de Janeiro, que está no ranking das 10 mais quentes do Brasil. Vai destacar uma iniciativa da prefeitura local de oferecer água de graça em pontos de hidratação e também como o calor é considerado um risco ocupacional para muitos trabalhadores, como os garis e lixeiros.
Depois, o programa aborda como o calor é um ponto de atenção para problemas de saúde. O corpo humano tem um limite para aguentar altas temperaturas, podendo sofrer consequências como insuficiência cardíaca e lesão renal aguda por desidratação. Também vai descobrir como o calor prejudica a saúde de pessoas que não tem moradias com estrutura para aguentar as altas temperaturas, mostrando que até os efeitos climáticos são influenciados pela desigualdade social.
E por fim, o Arquivo A discorre sobre como o bom humor é necessário para aguentar o calor, conhecendo um rapaz que viralizou nas redes sociais com uma paródia sobre as adversidades do calor. E também como o consumo de energia elétrica aumenta consideravelmente em épocas de fortes temperaturas, por contado uso de ar condicionados e ventiladores.
Arquivo A vai ao ar nas quintas-feiras, às 21h.
