O Arquivo A desta quinta-feira (19), às 21h, viaja para cidade de Paraty, tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial pela cultura e biodiversidade. Localizada no litoral sul fluminense, foi um dos principais portos do Brasil Colônia, principalmente no ciclo do ouro.
A reportagem da TV Aparecida, feita por Rafaela Lourenço, vai conhecer as belezas naturais do lugar, começando pelo mar. Paraty possui mais de 120 praias e ilhas cercadas pela Mata Atlântica. Para explorar um pouco delas, embarca em um passeio de escuna, com um trajeto pela baía de Paraty.
Depois, explora Trindade, a 24 quilômetros do Centro Histórico. A vila de pescadores fica próxima da divisa com o estado de São Paulo. Caminho tranquilo por rodovia asfaltada entre o verde da Mata preservada, que a cada dia tem um aumento no movimento de turistas buscando praias selvagens, urbanas e a culinária caiçara.
A produção ainda mostra as opções de lazer e cultura, como o centro histórico, um dos mais bem preservados do país. A igreja de Santa Rita, que hoje abriga o Museu de Arte Sacra, é outro exemplo. Assim como a arquitetura tradicional das construções e o calçamento de pedras.
A relação de Paraty com a cachaça é outro ponto explorado, sendo parte da identidade local. A cidade fortaleceu sua vocação comercial ao longo do século 18 e tinha a bebida como uma moeda de troca. A culinária também é um destaque, destacando pratos com frutos do mar e doces finos.
Por fim, a matéria chega a Ponta Negra, um paraíso tropical com o turismo de base comunitária. Fica na reserva ecológica da Juatinga, acessível por trilha e barco. Uma remota e preservada vila de pescadores, que leva os turistas a uma imersão na natureza e na cultura caiçara.
Arquivo A vai ao ar nas quintas-feiras, às 21h.
