Os excelentes resultados da final da UEFA Champions League exibida pelo SBT colocam em evidência a importância dos grandes eventos ao vivo para as emissoras de TV. A conquista do Real Madrid garantiu 12,2 pontos de média, segundo dados preliminares obtidos junto a fontes do mercado. No horário, a TV Globo alcançou 9,8 de média e a Record ficou com 3,5 pontos.
Jogo narrado por Cleber Machado e os comentários de Mauro Betting. Os repórteres também estavam em Londres, o que garantiu um sabor à mais para a transmissão. Além disso, com toda a equipe na Inglaterra, o SBT mostrou ao público, concorrentes e anunciantes que faz um futebol em alta qualidade. O pico de 14,4 pontos aconteceu às 17h54.
Mas, o acerto do SBT não aconteceu apenas durante a transmissão da partida. O pré-jogo garantiu uma movimentação interessante, que prendeu a atenção até mesmo de quem não acompanha o futebol. Mas, é inquestionável: quem tem os direitos de um evento tão atraente quanto a UEFA Champions League deve explorar ao máximo, oferecer algo a mais para o telespectador e mexer na grade para atender a esses momentos especiais e únicos.
Os grandes especialistas em programação e televisão são quase unânimes ao afirmar que “os grandes eventos ao vivo serão os produtos mais atraentes e rentáveis das TVs”. É aquilo que acontece naquele momento, que é impossível voltar para assistir.
O SBT dá sinais de que deseja continuar com esportes em sua grade, afinal, não é somente a audiência que impressiona, mas principalmente o faturamento. Globo, Record e Band j