Terra e Paixão está longe de outros sucessos de Walcyr Carrasco

Números da novela apontam para muitas mudanças no principal horário de dramaturgia da Globo

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
5 Min Read
Glória Pires, Tony Ramos e Eliane Giardine são protagonistas de Terra e Paixão
Protagonistas de Terra e Paixão garante as melhores cenas da novelaDivulgação Globo
O que você encontra na matéria

A novela Terra e Paixão tem registrado recordes de audiências e há muito tempo superou Travessia, de Glória Perez. Entretanto, está muito longe de alcançar os principais sucessos exibidos às 21h30 desde o início da década passada. Até o capítulo 178, exibido na última sexta-feira, a trama de Walcyr Carrasco acumulava 26,0 de média, o equivalente a 43,1% de share.

- Continua após a publicidade -

Com essa média, Terra e Paixão supera Travessia (24,2 pontos e 39,8% de share), Um Lugar ao Sol (22,3 de média e 35,5% de share) e Babilônia (25,5 pontos e 38,9% de share). Mas, fica muito longe de Fina Estampa, que em 2011 marcou 39,1 pontos e 62% de share. É uma queda impressionante de 13 pontos no principal horário da dramaturgia da Globo. E essa redução nos números deixa muito claro que há uma concorrência maior da TV aberta com o streaming. E também que houve uma oferta maior de conteúdo e produtos em outras emissora, principalmente a Record, que ocupa a vice-liderança no horário nobre.

Crescimento mês a mês

A Coluna do Vannucci teve acesso a um estudo que aponta a evolução de Terra e Paixão mês a mês, desde sua estreia em 8 de maio. A novela aumentou sua audiência no decorrer dos últimos sete meses e seu pico aconteceu em agosto. De acordo com esse levantamento, Terra e Paixão fechou o mês de maio no Painel Nacional de Televisão com 24,1 pontos, o equivalente a 39,2% de share. A novela marcou em junho 25,2 de média (40,6%), em julho 26,8 pontos (42,4%) e em agosto 27,4 pontos (43,5%). Mas, em setembro a média da novela recuou para 26,0 pontos (42,5%). Logo depois, em outubro marcou 26,5 pontos (42,6%) e em novembro subiu para 26,8 pontos (44% de share) no PNT.

- Continua após a publicidade -

Os melhores resultados de Terra e Paixão até o capítulo 178 são registrados em Belém (29,7 pontos), Curitiba (29,6 pontos), Rio de Janeiro (28,5 pontos) e Salvador (27,8 pontos). Já as piores médias aparecem em Goiânia (19,4 pontos) e Vitória (20,9 pontos). A novela de Walcyr Carrasco é assistida por 62% de mulheres. 76% dos telespectadores são acima de 35 a nos, sendo que um terço pertence à faixa +60. A pesquisa também aponta que 58% do público pertence às classes AB e C2.

Novelas de Walcyr

Desde 2011, essa é a quarta novela de Walcyr Carrasco para a faixa principal de teledramaturgia da Globo. Em 2013, o autor assinou Amor à Vida, que fechou com 35,4 de média e 56,6% do público de seu horário. Ele recebeu de Salve Jorge, que na época marcou menos que suas antecessoras. Em 2017, O Outro Lado do Paraíso fechou com 38,5 pontos e 54% de share, que também teve a missão de recuperar a audiência deixada por A Força do Querer. Em 2019, ele escreveu A Dona do Pedaço, que fechou com 36,3 de média e 47,5% de share. Ele voltou rápido para o horário nobre para melhor os índices depois do fiasco de O Sétimo Guardião, que entregou com apenas 28,8 pontos, um resultado considerado péssimo para aquela época.

- Continua após a publicidade -
Diego Martins e Amaury Lorenzo conquistaram o público de Terra e Paixão
Kelvin e Ramiro ganham destaque neste mês de dezembro. Foto: Divulgação Globo

Faltam quase 40 capítulos para Terra e Paixão terminar. Os estrategistas da Globo acreditam que a audiência subirá com o mistério de quem matou Agatha e de outros desfechos previstos para janeiro. Entretanto, mesmo que ultrapasse a marca dos 30 pontos, a média final não chegará próxima nem de Amor à Vida, até então a menor audiência de uma novela de Walcyr Carrasco no principal horário da Globo.

Inscreva-se

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta