TV Aparecida exibe documentário sobre abuso e exploração infantil no Amazonas

Desafios da Igreja - A Infância Roubada aborda o enfrentamento da Igreja nesses crimes

Lúcia Corrêa
3 Min Read

Nesta quinta-feira (25/4), às 21h, a TV Aparecida exibe a primeira edição do ano da série premiada Desafios da Igreja. Intitulada A Infância Roubada, a reportagem foi produzida no Amazonas, onde a equipe de jornalismo abordou o enfrentamento da Igreja no abuso e exploração sexual de crianças e tráfico de pessoas.

- Continua após a publicidade -

Com reportagem de Camila Morais, o documentário surgiu baseado nos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, que mostra o Brasil registrando o maior número de estupros da história, com 74.930 vítimas. Deste número, 56.820 eram crianças e adolescentes, entretanto os dados são subnotificados, pois na maioria das vezes as vítimas silenciam e não fazem as denúncias.

Outros dados preocupantes e que motivaram a produção do documentário é que 68,3% dos casos de abusos ocorrem na residência das vítimas, 86,1% dos abusos cometidos com crianças de 0 a 13 anos são cometidos por pessoas conhecidas e em 64,4% são familiares das vítimas. E a cada seis minutos uma criança é abusada sexualmente no Brasil.

- Continua após a publicidade -

A jornalista vai entrevistar representantes de órgãos públicos, que trabalham em busca de conscientização e denúncias, e também mostrar o papel da Igreja no combate deste crime. Dentre as fontes entrevistadas estão o Cardeal Leonardo Steiner, delegadas de Polícia Federal e Civil, e membros do Ministério Público. Ainda será mostrada a articulação feita por leigos da Cáritas e da rede “Um Grito Pela Vida”, que visitam comunidades na busca de conscientização e denúncias.

A equipe viajou para as cidades de Manaus, Manacapuru e Presidente Figueiredo, todas no Amazonas, que está no topo da lista de Estados com mais casos de abuso infantil. Assim, vai abordar como a vulnerabilidade social, somada à dificuldade de fiscalização, pode contribuir para o número de casos de exploração infantil. E também mostrar como funciona a aliciamento de menores por redes de tráfico de pessoas que se aproveitam das características da Amazônia para cometerem os crimes.

- Continua após a publicidade -

Desafios da Igreja – Infância Roubada é uma reportagem de Camila Morais, imagens de José Cláudio Souza e assistência de mídias por Juliano Amorim.

O Desafios da Igreja vai ao ar na quinta-feira, às 21h.

- Continua após a publicidade -
TAGGED:
Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta