TV Globo e Youtube lideram consumo de vídeos no Brasil

Pesquisa da Kantar Ibope aponta que a TV linear teve 70,3% da audiência em todo o Brasil

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
4 Min Read
Arte com logos da TV Globo e Youtube

A distribuição de público entre a TV linear e o mundo digital não se alterou muito em maio. Entretanto, houve ligeiro recuo nos canais pagos e TV aberta. De acordo com dados do estudo Focar Meter, da Kantar Ibope, no mês passado a TV linear atingiu 70,3% do público e o digital 29,7%. É mais ou menos o resultado de abril (70,6% X 29,4%). Esse é um levantamento realizado através de um equipamento instalado no roteador das residências para identificar o consumo de vídeos a partir da URL dos serviços.

- Continua após a publicidade -

O Blog do Vannucci obteve esses dados junto a fontes de mercado. Eles apontam como foi a audiência dos canais pagos, TV aberta e digital em todo o país durante o mês de maio. A TV Globo continua líder no consumo de vídeos com 27,56% do público. A segunda posição permanece com o Youtube, que atingiu 13,84% de share. Em abril, a TV Globo registrou 28,44% e o Youtube 13,89%. Ou seja, permanecem praticamente estabilizados e de acordo com a movimentação entre o percentual entre o Digital e TV Linear.

Em terceiro lugar no ranking do Focal Meter aparece a Record com 8,90% do consumo de vídeo em residências a partir da URL. Em quarto lugar está a TV paga (todos os canais) com 6,85%. Logo depois, aparece o SBT com 6,01% do público. Ou seja, no TOP 5 da pesquisa, somente o Youtube representa o mundo digital

- Continua após a publicidade -

Streaming e redes de vídeo

As plataformas e redes sociais ocupam da sexta a nona posição do ranking. A Netflix está na posição seis com 3,49% de share. Logo depois, aparece o TikTok com 3,16% do público. A partir daí há uma redução grande na porcentagem do share.

O Globoplay, que ocupa a oitava posição, com 1,0% de participação. É um índice ligeiramente menor do que o de abril (1,12%). Logo depois, Prime Video tem 0,79%. A Record News fecha esse ranking com 0,30%.

- Continua após a publicidade -

A redução de quase 10% no redução do Globoplay pode ser explicada pelo final do BBB 24. As edições do Big Brother Brasil elevam o número de assinaturas, e principalmente, de consumo de vídeos. A plataforma oferece câmeras de todos os ambientes da casa e material gravado postado após os episódios.

Plataformas internacionais

A ausência das grandes plataformas internacionais no TOP 10 desse estudo é algo que se repete há meses. Disney+, Star+, Max e Paramount+, por exemplo, apesar de todo o investimento em distribuição e conteúdo, não conseguem atrair mais assinantes brasileiros. E, por isso mesmo, começaram a rever suas estratégias por aqui. Além disso, num movimento mundial, todas analisam fusões e como baratear a assinatura.

- Continua após a publicidade -

LEIA MAIS

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta