back to top
INSCREVA-SE
InícioColunasColuna do VannucciVannucci Responde: a TV aberta perdeu importância no Brasil?

Vannucci Responde: a TV aberta perdeu importância no Brasil?

Fim do humor na Globo e quantidade de capítulos de novelas também estão entre as perguntas do Vannucci Responde

O Vannucci Responde traz hoje uma importante discussão sobre a força da televisão aberta no Brasil. Será que ela está perdendo sua relevância para os serviços de streaming? Ao mesmo tempo, observamos uma grande transformação na forma de produzir e na aposta do que oferecer ao público. Mas, por que tantas mudanças em tão pouco tempo? Tudo isso você vai entender a partir das perguntas que chegaram ao Vannucci Responde.

Boa leitura! E não deixe de comentar e enviar sua pergunta. Essa é uma conversa com quem gosta de televisão e audiovisual.

Por que a Globo parou com os humorísticos aos sábados?

@WILLIANSTRAJANO

Os diretores da Globo perceberam um desgaste no formato do Zorra e, ao mesmo tempo, uma ligeira queda na audiência. Na época, avaliaram o custo de produção, o retorno comercial, o impacto na audiência e também o formato. Acredito que o que mais pesou foi a avaliação do tipo de humor do Zorra Total.

Naquela época, na metade da década passada, a Globo iniciou o processo de revisão de seus compromissos com o público e uma fase mais acentuada na troca de comando de alguns setores. E a aposta foi num formato diferente para humor, uma vez que o Zorra era avaliado como tradicional demais e talvez menos indicado para os dias atuais. Marcius Melhen comandava o setor na época e promoveu muitos ajustes nos programas. Em 2019 ele deixou a TV Globo e o setor foi praticamente desmontado. Desde então, a emissora tenta voltar com as produções do gênero, mas não agradou até então na TV aberta.

Vannucci, por que a Daniela Beyruti odeia tanto as novelas mexicanas?

FABIO DO NASCIMENTO SILVA

Quem disse que ela não gosta das novelas mexicanas? Ela autorizou a diminuição no tempo de novelas mexicanas na faixa da tarde depois que executivos apontaram através de estudos e pesquisas que o público quer jornalismo messe horário. Mas, ela já deu várias declarações positivas sobre as novelas e renovou recentemente o contrato com a Televisa. É bem verdade que o SBT perdeu audiência ao mudar os horários das novelas da tarde e isso é avaliado pelo alto comando do canal.

Daniela e os executivos ligados ao conteúdo estudam qual a novela mexicana entrará na faixa da noite quando A Caverna Encantada terminar. A previsão de estreia é setembro, permanecendo no ar até meados do primeiro semestre de 2026.

Mudanças na televisão brasileira

A TV está morrendo. E isso não é papo de alienado fã de Youtube. É bem explicito que, com o passar do tempo, o povo oprimido e pobre passou a ter mais oportunidades e liberdades de escolher o que quer considerar entretenimento. A cada nova geração a TV se torna mais irrelevante e cabe a quem viveu a época gloriosa da TV no passado se adaptar e entender que passou. Saudosismo é bom, mas tudo em excesso faz mal.

Uma novela exige compromisso demais que um povo livre não tem mais obrigação de seguir. Então, não adianta forçar. A estrutura atual de centenas de episódios é falha e as versões menores demais e sucessivas são financeiramente impossíveis. O grande titã que é a Globo e possuía a grade lotada de produções caras e sucessivas não é capaz de sobreviver aos novos tempos em que as pessoas consomem coisas em temporadas e entendem que uma história pode demorar anos para acabar. Não é sobre roteiro no final das contas, mas sobre o desejo do espectador por gastar seu sagrado tempo com aquilo. Tempo que é escasso com tantas opções disponíveis.

@ALEXANDREFERREIRA

Alexandre, ótima discussão e observação que você traz aqui para o Vannucci Responde. Realmente, o público mudou muito, tem mais poder de escolha e aprendeu a assistir o que deseja e não o que imposto a ele. A TV aberta tem que aprender com isso porque está acostumada a determinar o que consumirão e como. Talvez a TV 3.o consiga melhorar a relação das emissoras com o telespectador, principalmente em relação à dramaturgia. Mas, por enquanto, é quase impossível reduzir a quantidade de capítulos de uma novela. Com menos verbas publicitárias, cada vez mais a produção buscará a melhor forma para diluir custos e gerar lucros.

Acredito que num futuro próximo a TV aberta ficará com o factual e grandes eventos ao vivo e uma linha de dramaturgia e entretenimento bem enxuta. Caberá aos serviços de streaming de cada emissora ser a primeira tela de novelas, séries e minisséries, dando a possibilidade de o público gerar a melhor experiência com esse conteúdo. Serão experiências individuais que poderão mexer com a massa a partir da repercussão, como foi o que aconteceu com Beleza Fatal.

Relação Tv e internet

Vannucci o Fantástico antigamente era a única forma de informação. Agora, as Mídias Digitais deixaram o Fantástico como inútil, pois a Internet trás rapidamente a informação direto da fonte. Antigamente, o Fantástico trazia as novidades no universo do cinema. Hoje as produtoras soltam anúncios, Teaser e os Trailers. Um exemplo foi a Disney, que já soltou o trailer do filme Tron: Ares, que só vai ser lançado em outubro e fez uma live anunciando o nome de 27 atores e atrizes do elenco de Vingadores, que vai ser lançado na metade de 2026. Cada dia que passa a TV Aberta morre um pouco por causa das plataformas digitais.

PAULO ITABASHI

Paulo, aqui está outra grande transformação no conteúdo da televisão aberta. Você bem destaca as ações realizadas pelas grandes produtoras de cinema através das redes sociais e seus canais no Youtube. Isso será cada vez mais comum para estimular públicos específicos e fãs de determinadas produções. Entretanto, elas sempre vão recorrer à TV aberta para impactar a massa. A Disney tem feito muito isso com seus lançamentos. Faz reportagens especiais e entrevistas com as estrelas no Fantástico, por exemplo. E leva os apresentadores, inclusive uma grande estrela como Ana Maria Braga, para momentos especiais nas locações dos filmes. É uma grande ação de marketing dessas produtoras que investem milhões de dólares em campanhas de lançamento.

Ou seja, o Fantástico e o Mais Você ganharão sempre com esse conteúdo patrocinado. Mas cabe a cada um dos envolvidos desenvolver uma abordagem inédita para atrair o telespectador que já assistiu ao material voltado para o nicho e fãs. É uma grande transformação!

O Vannucci Responde é um espaço para a gente falar sobre televisão a partir do que realmente interessa a vocês. Mande suas perguntas e comentários através es das redes sociais @javannucci ou nos vídeos do Canal do Vannucci. Estou esperando.

Últimas

Odete Roitman chega ao Brasil e Heleninha tem sua primeira bebedeira

Empresária vai mostrar todo seu desprezo pela filha e culpará Celina pelo estado de Heleninha

Vilãs prometem roubar a cena do Show 60 anos

Carminha, Raquel, Nazaré, Perpétua, Branca, Flávia, Maristela e Vanessa vão disputar quem é a maior vilã de todos os tempos.

Publicações relacionadas

Copa São Paulo terá cobertura total no Sportv e Premiere

O Sportv e Premiere terão uma cobertura intensa da...

Vai na Fé: pena que vai acabar!

O último capítulo de Vai na Fé, novela das...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui