InícioColunasColuna do VannucciSaída de Henri Castelli do BBB 26 mostra que nem tudo vale...

Saída de Henri Castelli do BBB 26 mostra que nem tudo vale pela audiência

Ator deixou o Camarote do BBB 26 após duas crises convulsivas

Henri Castelli não está mais no BBB 26. Depois de duas crises convulsivas, o alto comando do reality tirou o ator do confinamento. O mínimo que se esperava diante da responsabilidade de lidar com a vida e o bem estar dos participantes do programa. Esse episódio com o integrante do Camarote abre uma importante e necessária discussão sobre até que ponto um diretor pode ir na luta pela audiência.

Não é segredo que a Globo pressionou a equipe do BBB para uma reação depois da queda de audiência registrada durante a 25ª edição. A temporada do ano passado estreou com ares de comemoração, afinal chegou à sua boda de prata. Entretanto, o formato com duplas na primeira fase da competição não conquistou uma parcela importante do público. E não deu outra: nos últimos meses, a equipe trabalhou pressionada para fazer um BBB 26 forte. O caminho mais óbvio foi jogar essa pressão no BBB 26 e, desta forma, entregar mais jogo, evitar as plantas e acabar com um certo marasmo nos primeiros episódios.

O clima de pressão ficou muito claro já durante a pré-produção do reality. Poucas informações vazaram e a equipe trabalhou sem passar muitas informações para outros departamentos da emissora. Notícias sobre atraso no processo circularam pelos sites especializados a partir de relatos de funcionários da própria Globo. Depois, as chamadas já apontavam para uma participação maior do telespectador e destacavam os mecanismos para evitar as famosas “plantas”.

Seleção e casa de vidro

É nítido que a produção do BBB 26 buscou pessoas interessantes, polêmicas e dispostas a quase tudo pelo prêmio em dinheiro. Mas, apesar de toda a atenção para evitar quem só busca a fama, parece que algo não funcionou muito bem na formação do elenco. Ainda na casa de vidro, Marcel pediu para sair e, colocado contra a parede, resolveu permanecer na votação popular. Entretanto, mesmo escolhido pelo público, voltou a desistir antes mesmo do confinamento. Pressão demais, apesar do sonho de estar ali.

Outro grande exemplo de que a intenção é não facilitar o jogo veio do Quarto Branco. Ricardinho não aguentou, apertou o botão vermelho e demorou para sair do ambiente, o que só aumentou sua ansiedade. Mas, não parou por aí. Outros incidentes aconteceram nesse espaço. Além disso, a disputa permanece mesmo em condições precárias. E na casa principal vimos Henri Castelli sofrer um ataque convulsivo durante uma prova de resistência. E pior, um segundo episódio mesmo após atendimento médico.

Tudo isso mostra que a Globo precisa agir com muita responsabilidade e que nem tudo é válido na disputa por audiência e faturamento. Sei que trata-se de uma competição e que os participantes podem desistir a qualquer momento, mas é fundamental garantir um atendimento rápido e observar alguns limites no tempo, intensidade, pressão e exposição. Além disso, não basta ter essa responsabilidade. É fundamental deixar bem claro na tela e levar ao público o mais rápido possível a informação sobreo que acontece no BBB 26 quando não estamos assistindo. Nesse episódio com Henri Castelli faltou a Globo informar antes sobre a gravidade (ou não) do estado de saúde do ator. Isso também faz parte da responsabilidade.

Últimas

BBB 26 exige responsabilidade da Globo

Coluna do Vannucci desta quinta-feira, 15 de janeiro de 2026, no canal no Youtube

BBB 26 e Coração Acelerado estreiam! Prometem?

Episódio da Super Live também analisou os capítulos dessa semana de Três Graças

Programa de Amanda Françozo debate sobre as diferenças entre gerações

Os convidados do De Papo com Amanda Françozo deste...

Veja também

Encontro receberá as mulheres que fizeram as manhãs da Globo

Programa entrevistará Ana Maria Braga, Fátima Bernardes, Simony, Xuxa e Angélica.

Waldonys e Sula Miranda agitam o Terra da Padroeira

No Terra da Padroeria deste domingo (16), às 9h,...

Mulheres comemora 43 anos com festa e Paulo Ricardo

Mulheres, o programa feminino mais longevo da história da...

João Silva chega ao SBT para ampliar linha jovem na grade

Apresentador precisa comunicar à Band sobre o fim do contrato com 30 dias de antecedência

Show 60 Anos é a maior produção da Globo nas últimas décadas

Direção da Globo saiu impressionada com o resultado final das comemorações pelos 60 anos da emissora
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.