O repórter da TV Aparecida, Guilherme Machado, viajou até o Sul e visitou as regiões mais afetadas, e também entrevistou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O jornalista ainda falou com meteorologistas e especialistas para avaliar se seria possível prever a tragédia provocada pelas recentes fortes chuvas.
Dentro deste contexto o Arquivo A traz uma reportagem exclusiva sobre o fato nesta quinta-feira (19), às 21h. O programa mostrará que esse é o maior desastre ambiental em 40 anos no Rio Grande do Sul, provocando 49 mortes.
O programa conta que na primeira semana de setembro, a passagem de um ciclone extratropical no Sul do Brasil provocou tempestades que castigaram comunidades nos três estados, especialmente um estrago incalculável no Rio Grande do Sul
Um dos locais visitados pela produção foi a região do Vale do Taquari, local mais afetado pelas enchentes. O rio Taquari chegou a quase 30 metros de altura, um ganho de elevação de quase 20 metros, após as chuvas. A reportagem apresenta histórias de pessoas que lidaram de perto com a tragédia e também conhece o trabalho de voluntários que ajudam as famílias atingidas.
Outra pauta do Arquivo A é o papel da Igreja nesta tragédia, auxiliando a população atingida. Guilherme Machado vai à Paróquia São José, na região central da cidade de Roca Sales, que se transformou em um hospital para cuidar dos feridos na enchente.
Arquivo A, quinta-feira, às 21h, na TV Aparecida
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.