InícioColunasColuna do VannucciTV tem grande desafio para conquistar as gerações mais jovens

TV tem grande desafio para conquistar as gerações mais jovens

As emissoras de televisão já perceberam que o grande desafio é atrair um número maior de pessoas da geração Y. Também conhecida como Millennials, reúne pessoas que estão entre 25 e 40 anos de idade e que foram os primeiros a mergulharem no mundo digital. É a fatia de público que está no meio do espectro do mercado. Acima estão gerações X e Baby Boomers. Abaixo estão os jovens da Z e da Alpha.

As pessoas desta geração não são tão fiéis à televisão. 96% das pessoas deste grupo acessam constantemente a internet e 67% rotineiramente a TV aberta. Quanto mais velho, mais a TV está presente no dia a dia.

A Globo tem investido em novelas que consigam conversar melhor com esse público, assim como em alguns programas. O Fantástico, por exemplo, tem apresentadoras que dialogam muito bem com telespectadores desta faixa e com a X (40 a 55 anos). Maju Coutinho tem 45 anos e Poliana Abritta tem 48 anos de idade e estão na divisão dessas gerações.

De olho nos mais jovens

Quanto mais jovem o público, maior o desafio para atraí-lo para a televisão. A Geração Z, que tem pessoas nascidas entre 1996 e 2010, tem uma presença muito forte na internet e tem pouca relação com a TV. Somente 21% desse público diz confiar na televisão aberta para se manter informado. Já a internet é a fonte principal de notícias para 61%. Quanto perguntados sobre a principal fonte de entretenimento 15% afirmam ser a televisão e 63% a internet. Ou seja, a televisão é uma plataforma praticamente desconhecida ou pouco importante para essa turma.

Segundo informações de bastidores, o SBT vai apostar nesta geração em sua nova grade, com a inclusão de mais influenciadores na tela e até no comando de programas. A ideia é migrar esse pessoal que se faz presente na web para a TV aberta. Se dará certo, é outra questão, mas a tentativa será feita. Mas, segundo dados da WGSN, esse grupo possui um poder de compra de sete trilhões de dólares no mundo todo.

O que os executivos das TVs já perceberam é que para falar com um número maior de pessoas são necessários investimentos em múltiplas plataformas e telas. TV aberta, fechada, streaming, sites e redes sociais, além de uma forte presença no Youtube, devem trabalhar juntos para garantir a audiência de várias gerações.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Criança Esperança aumenta audiência em SP e RJ

Especial comandado por Angélica, Eliana e Xuxa liderou com folga em São Paulo e Rio de Janeiro.

Três Graças chega a quase 40% do público em São Paulo

Confira a audiência consolidada da segunda-feira, 21 de outubro de 2025

Aparecida Debate aborda a influência do digital na educação

Nesta terça-feira (28), às 22h, o Aparecida Debate foca...

Mãe amplia em 20% audiência da Record, mas pode muito mais

Primeiro capítulo da novela turca ampliou o horário, mas ficou longe de Força de Mulher

Publicações relacionadas

“Vamos Aplaudir”, com Raul Gil Jr, reestreia nas plataformas do SBT

O Programa Raul Gil, um dos mais tradicionais programas...

Mary Galvão tem o filme de sua vida passado em homenagem

Uma merecida homenagem foi preparada pelo Aparecida Sertaneja para...

Amanda Françozo recebe influencers em seu programa

O De Papo com Amanda Françozo deste sábado (23/3),...

Domingo Legal mantém audiência até mesmo com games novos

O desempenho dos programas exibidos no domingo continua sob...

Kayky Brito fala pela primeira vez em vídeo após atropelamento

Uma grata surpresa para os fãs de Kayky Brito...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading