InícioColunasColuna do VannucciTodo poderoso deixa o comando do jornalismo da Globo

Todo poderoso deixa o comando do jornalismo da Globo

Mais um dos grandes nomes da Globo deixará a emissora. Ali Kamel, o atual número 1 do jornalismo da Globo, sairá do comando da linha editorial da emissora em dezembro, quando Ricardo Villela assumirá a direção-geral do jornalismo da Globo. Essa é uma das mudanças mais emblemáticas na empresa e deixa claro que a fase de transição de poder está em sua fase final. Desde que Paulo Marinho assumiu como diretor-presidente, o comando de vários departamentos e estruturas foram alterados e adequados ao pensamento do novo presidente, o que aponta para uma nova realidade nas decisões.

Villela é o atual diretor-executivo de Jornalismo e entrou na emissora em 2005. Seu crescimento na emissora foi rápido. Ele foi editor de política, editor-executivo e editor-chefe do Jornal da Globo, coordenou o Jornal Nacional, chefiou a redação de São Paulo, dirigiu a redação de Brasília e ocupava, há dois anos, a diretoria-executiva de Jornalismo. A partir do ano que vem, Miguel Athayde, atual diretor da GloboNews, assume a direção executiva do departamento e Vinícius Menezes focará com o comando da GloboNews. Ali Kamel, que há 34 anos está no Grupo Globo, ocupará a recém-criada função de coordenador do Conselho Editorial do Grupo Globo, presidido por João Roberto Marinho.

Comunicado Oficial

Segundo comunicado assinado por Paulo Marinho, as mudanças no jornalismo da Globo surgiram depois que, “em julho do ano passado, procurou a mim e ao João Roberto Marinho para falar de planos para o futuro. Após intensos 34 anos dedicados a funções executivas no Grupo Globo, 22 deles na Globo, disse que gostaria de desacelerar. Passada a surpresa inicial, já que Ali está no auge de sua capacidade de pensar jornalismo e gerir redações, procuramos entender suas motivações. Em primeiro lugar, o desejo de experimentar uma rotina diferente da exigida pelos desafios diários dos cargos de liderança em jornalismo. Ao Ali, nunca faltou entusiasmo pela profissão”. O texto também destaca que Ali Kamel deixou suas marcas na cobertura de seis eleições presidenciais e cinco eleições municipais, além de quadros e momentos especiais como ‘Caravana JN’, ‘JN no Ar’, ‘O Brasil que eu quero para o futuro’ e ‘Brasil Em Constituição’. “Foi dele também, em 2002, a ideia ousada de entrevistar os candidatos à presidência durante o ‘Jornal Nacional’, algo até então inédito e que hoje se tornou um evento central, aguardado e muito esclarecedor das campanhas eleitorais”, pontua o comunicado.

Até o dia 31 de dezembro, Ali Kamel, Ricardo Villela e Miguel Athayde trabalharão juntos na transição de poder do departamento de jornalismo da Globo e em todos os ajustes que serão necessários na estrutura e na equipe.

Bastidores

Nos bastidores da Globo, principalmente no Rio de Janeiro, já era possível perceber sinais bem claros de que mudanças no comando do jornalismo estavam a caminho. Primeiro a Globo trocou o comando do entretenimento, da produção e da programação, além de outros setores administrativos. “Uma hora chegará aqui porque a empresa tem um novo diretor-presidente” era uma frase comum quando a conversa era sobre essa sensação de ajustes. Além disso, durante um longo e difícil processo de enxugamento do departamento, com a demissão de repórter e produtores que marcaram a história da Globo e, por consequência, com salários mais altos, Ali Kamel foi muito criticado internamente por sua postura nesse processo e eram Ricardo Villela e Miguel Atahyde os responsáveis por levar informações às equipes de como ficariam as redações a partir desses cortes.

Nesta terça-feira, logo após o comunicado oficial circular pela emissora, muitos afirmam que outros desligamentos deveram acontecer em posições de comando, mas nenhuma com um grande impacto como esse.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Suely Franco é a grande estrela de Dona de Mim

Veterana brilhou num elenco de grande estrelas, como Tony Ramos, Claudia Abreu e Marcello Novaes

Metas e realizações é o tema do programa de Amanda Françozo

Os especialistas convidados do De Papo com Amanda Françozo...

Nos 75 anos da TV no Brasil, o digital fez a festa

Retrospectiva - parte 2: Digital já atrai mais publicidade do que a TV linear

Veja também

Preciosa é o personagem que Marina Ruy Barbosa precisava

Marina Ruy Barbosa mostra sua verdadeira face com a...

Vem Pra Cá quase estreou em agosto de 2023

O "Vem Pra Cá", que o SBT pretende resgatar...

BBB 25 entra na reta final com ligeiro aumento de audiência

Reality termina na próxima terça-feira, 22 de abril.

SBT já tem nova grade desenhada para 2026

Daniela Beyruti ainda não deu a palavra final, mas a nova grade prevê volta de programas e esportivo na hora do almoço

Dona de Mim volta a superar Três Graças em audiência

Confira abaixo a audiência consolidada da quinta-feira, 30 de outubro de 2025

TV aberta está acabando? Clássicos mexicanos no horário nobre do SBT

Esta edição do Vannucci Responde traz perguntas sobre a...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading