MELHORES DO ANO DO CANAL DO VANNUCCI

Ajude a escolher os melhores de 2025 na TV, Streaming e Redes Sociais.

InícioColunasHistórias da TVXuxa, Angélica ou Eliana? Que nada! Os primeiros programas infantis eram bem...

Xuxa, Angélica ou Eliana? Que nada! Os primeiros programas infantis eram bem diferentes

Xuxa Meneghel, Angélica, Eliana, Mara Maravilha, Mariane e Sérgio Mallandro são alguns dos nomes que marcaram os programas infantis. Mas, esses apresentadores brilharam entre o final da década de 1980 e pelo menos metade dos anos 1990. Mas, muito antes dessas estrelas, a criançada curtia na TV palhaços, histórias ao vivo e brincadeiras.

Na TV Paulista, em 1953, entrou no ar o “Circo do Arrelia”, infantil que, inicialmente, ocupava as noites de quartas-feiras. Logo depois, transferido para as tardes de domingo. Comandado pelo palhaço Arrelia, o mais famoso e querido da televisão brasileira, e seu sobrinho Pimentinha. O programa exibia esquetes engraçadas e brincadeiras e, anos mais tarde, desenhos animados.

“Como vai, como vai, como vai? Muito bem, muito bem, muito bem, bem, bem”.

O nome verdadeiro de Arrelia era Waldemar Seissel e, antes de se tornar o famoso palhaço, trabalhou como ator em alguns filmes, entre eles “Suzana e o Presidente” e “Modelo 19”. Mas, o desejo de fazer alguma coisa no circo sempre falou mais forte, até por uma questão de procedência. Ele era um dos filhos de Julio Seyssel, professor da Sorbonne que, quando conheceu uma jovem artista espanhola que fazia acrobacias em cima do cavalo, apaixonou-se por ela. E pelo circo.

Os dois, depois de superar resistências familiares, acabaram se casando e Julio se tornou apresentador de números circenses. Depois de abandonarem uma excursão do Grande Circo Inglês no Brasil, acabaram fixando residência em São Paulo e tiveram seis filhos. A maioria da família, como Pimentinha e Aleluia, sempre se dedicando ao circo. Assim que surgiu a Record, Arrelia e Pimentinha levaram para a nova emissora o programa que a garotada gostava.

Teatro Infantil Vicente Sesso

Outra aposta do Canal 7 de São Paulo em programas infantis era o “Teatro Infantil Vicente Sesso”, que mesclava textos inéditos com os grandes espetáculos teatrais criados especialmente para esse público. Um dos grandes sucessos da TV Record em seu começo foi a Grande Ginkana Kibon, apresentada nas tardes de domingo, durante 16 anos, por Vicente Leporace e Clarisse Amaral, mas contando sempre com a participação de Durval de Souza.

Já na TV Tupi – Rio de Janeiro, ainda no campo infantil, em 1956 foi criado o Teatrinho Trol, com produção e direção criado e dirigido por Fábio Sabag. O programa tinha esse nome porque era patrocinado por uma fábrica de brinquedos e apresentou alguns clássicos com “Cinderela” e “Chapéuzinho Vermelho”, contando em seu elenco com artistas como Othon Bastos, Norma Blum, Cláudio Correa, Fernanda Montenegro e Jorge Cherques, entre tantos outros. Mais tarde, na troca dos seus anunciantes, o programa teve o seu nome modificado para “Grande Teatro Infantil Kibon” e “Vesperal Antártica”. Ficou 10 anos no ar.

Esta e muitas outras histórias da Tv estão no livro Biografia da Televisão Brasileira, que eu escrevi junto com Flávio Ricco.

LEIA MAIS


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Funcionários não se intimidaram em comemorar saída de Rinaldi Faria

Danilo Gentili e sobrinha de Silvio Santos estão entre os que comemoraram em suas redes sociais demissão do superintendente

Programa de Amanda Françozo ensina ter cabelos mais saudáveis

No sábado (22), às 19h30, Amanda Françozo e convidados...

Demissão de Rinaldi Faria é só o começo de uma reforma no SBT

Saída do empresário foi oficializada pelo SBT através de comunicado na noite desta terça-feira

Aguinaldo Silva já tem as viradas de Três Graças

Novela das 21h30 tem oscilado em audiência

Publicações relacionadas

Expedição de Rodrigo Alvarez vai à Terra Santa

No Expedições ao Sagrado desta quinta-feira (7), às 22h30,...

Daniel Gonzaga e Chambinho do Acordeon participam do Aqui Tem Nordeste

O Aqui Tem Nordeste desta terça-feira (14/5), às 19h30,...

Astrid Fontenelle deixa o Saia Justa

A apresentadora Astrid Fontenelle pegou o público de surpresa...

Filho do cantor Azulão se apresenta no Aqui Tem Nordeste

No Aqui Tem Nordeste de terça-feira (12), às 19h30,...

Domingo do SBT vice-líder em todas as faixas

Todos os programas exibidos no domingo (22/6) fecharam na vice-liderança

Lima Duarte mudou sua carreira na Globo após O Bem Amado

Até o início da década de 1970, a programação...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading