Até onde pode ser LGBTQIAP+ na Globo ?

Jêldeam Álves
3 Min Read
Domingão com Huck

A Rede Globo tem se mostrado contraditória em sua programação quando o assunto é a representatividade LGBTQIAP+, ao mesmo tempo que dá destaque a personagens gays e emprega atrizes transexuais, corta representação de afeto entre eles

- Continua após a publicidade -

Como no caso das personagens lésbicas de Vai na Fé, agora foi a vez do beijo entre Carmo Dalla Vecchia e Amaury Lorenzo ser cortado da apresentação deles na Batalha de Lipsync, quadro do Domingão com Huck do último final de semana. Apresentação feita com os dois vestidos de Madonna e Christina Aguilera  inclusive. 

A pergunta que fica é até que ponto são aceitos personagens e atores LGBTQIAP+ na programação da Globo. Para fazer graça,  apresentações circenses e noticiários policiais, sim! Para demonstrar afetos e cenas de beijo, não?  O personagem do próprio Carmo Dalla Vecchia vem passando por essa “mudança de comportamento” na novela Amor Perfeito. O que seria um romance gay entre o advogado Erico e o músico Romeu, agora passa pela ideia do personagem ser bissexual e ficar boa parte da trama casado com uma mulher e, inclusive, a engravidando.

- Continua após a publicidade -

Ainda no mesmo dia o Fantástico exibe uma entrevista com o ator Victor Meyniel, que foi brutalmente espancado por um rapaz que, justamente, teve esse comportamento dúbio de se relacionar com o ator e depois espanca-lo violentamente. 

Há de fato uma dubiedade em como a Rede Globo trata a diversidade em sua programação. Na mesma semana em que coloca Lin da Quebrada no café da manhã com Ana Maria Braga, dando espaço importante para falar de diversidade, corta um simples beijo. Corta uma ótima oportunidade de normalizar a relação homoafetiva e usa isso como um tabu. Tabu que é usado para atrair audiência das novelas, que faz o público aguardar ansiosamente o beijo de Ramiro e Kelvin, por exemplo. 

- Continua após a publicidade -

É hora da Rede Globo definir uma posição, há quem quer agradar, a quem está desagradando com essas imagens? Esse morde e assopra de oportunismo já está ficando muito desagradável.

Inscreva-se

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta