Brasil está entre os maiores consumidores e produtores de podcasts

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
3 Min Read
Natuza Nery apresenta O Assunto
O Assunto é o segundo podcast mais assistido da América Latina
O que você encontra na matéria

O Brasil é um dos maiores consumidores de podcasts e ampliou muito a produção deste formato de conteúdo. Há plataformas só para áudio e outras que levam esse material em vídeo também. As pesquisas mostram que o consumo acontece em vários momentos da rotina das pessoas, como no carro, transporte público e em academias. É isso mesmo, as pessoas aproveitam o tempo em que estão envolvidos com alguma atividade para acessar os mais variados conteúdos.

- Continua após a publicidade -

O Brasil tem várias produtoras de podcasts, que se transformaram praticamente em emissoras de TV diante da variedade de produtos oferecidos. Só a Globo tem mais de 70 podcasts no portfólio e seis títulos entre os 20 mais ouvidos da América Latina. É o que aponta o ranking da Triton Digital.

Medalha de Prata

Esse levantamengo mostra que O Assunto é 2º mais escutado da América Latina. Esse podcast ganhou versões em vídeo ao longo do ano e viu seu consumo crescer 46% no canal do YouTube do G1 . Além disso, aumentou em 10% o número de downloads nas plataformas de áudio no primeiro semestre de 2023.

- Continua após a publicidade -

Neste ano, a Globo lançou mais de 20 títulos, entre eles o Sereno, com sessões de meditação guiadas por atores como Nicolas Prattes e Jonathan Azevedo. Tem também o Todos os Caminhos, com discussões sobre espiritualidade e autoconhecimento. E Eles Estão Aqui, podcast ficcional de mistérios sobrenaturais protagonizado por Ícaro Silva, Jackson Antunes e Bia Tapui.

Da TV para o podcast

Neste ano, a Globo também investiu em projetos companion, formato popular nos EUA com podcasts derivados de programas da TV, streaming, literatura e cinema. Já estão disponíveis Linha Direta, Alma de Cozinheira, Os Outros, Rita Lee – Outra Biografia, além disso tem D.P.A.: As Férias dos Detetives do Prédio Azul, e e Mussum, o Podcastis. “O nosso ecossistema de mídia único nos permite a criação de produtos complementares para nossas histórias, ampliando seu alcance e reverberação e ativando toda a base de fãs que esses programas já têm nas outras janelas. Mas, ao longo de 2023 já colecionamos casos de sucesso que ilustram o potencial dessa estratégia. O Linha Direta bateu o marco de 1 milhão de downloads em cinco meses no a”, diz Eliseu Barreira Junior, Head de Gestão de Portfólio de Produtos Digitais & Canais Pagos da Globo. 

- Continua após a publicidade -

Os números apostam que os podcasts gerados pela Globo são consumidos por 80 milhões de pessoas, marca que confirma que o formato que conquistou definitivamente o brasileiro.

A Globo acaba de lançar uma campanha para mostrar ao público seus avanços nesse segmento de conteúdo.

- Continua após a publicidade -

Assista!

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta