A TV Aparecida exibe na quinta-feira (31/10), às 21h, mais um episódio da série Desafios da Igreja. O documentário, intitulado A Ameaça aos Pescadores, vai mostrar a realidade da pesca artesanal no litoral do Maranhão e de comunidades ribeirinhas do Pará que vivem o medo do avanço de grandes empreendimentos sobre áreas pesqueiras. E também o papel da Igreja Católica, por meio do Conselho Pastoral dos Pescadores, para garantir e evidenciar as necessidades dessas pessoas.
A jornalista Camila Morais, junto da equipe de reportagem, viajou para três cidades no Norte e Nordeste brasileiro em busca de histórias desses pescadores, além de entrevistar representantes da Igreja, como Dom José Valdeci, Bispo da Diocese de Brejo e presidente da Comissão Episcopal Sócio Transformadora, e Dom Gilberto Pastana, Arcebispo de São Luís e o atual presidente da REPAM (Rede Eclesial Pan-Amazônica), e também membros do Ministério Público Federal do Maranhão e Pará.
Na cidade de Tutóia (MA), que é o portal do delta do Parnaíba e início dos pequenos lençóis maranhenses, a reportagem vai explorar a situação de quem vive da pesca artesanal e sofre ameaças com a instalação de um grande parque eólico na comunidade do Arpoador. Com isso, os pescadores devem ficar privados de pescar em lagoas e também serão deslocados de suas casas. A sobrevivência de famílias, que têm na pesca seu sustento vital, e a preservação ambiental, estão em risco, exigindo ações imediatas de políticas públicas.
Já em Alcântara (MA), cidade histórica com mais de 200 comunidades quilombolas, os pescadores já conviveram com a instalação do Centro de Lançamentos de Foguetes, nos anos 1980, e agora assistem à chegada de um mega empreendimento: o Projeto Grão-Pará Maranhão, que pretende construir um dos maiores terminais portuário do país, na Ilha do Cajual. Com isso, 80% dos territórios quilombolas serão afetados, trazendo o medo da contaminação das águas e, consequentemente, a falta de alimento para as famílias que dependem da pesca.
Por último, o documentário traz a realidade dos pescadores ribeirinhos no baixo Tocantins. A região é uma das afetadas pela implantação da Hidrovia Tocantins-Araguaia, cujo objetivo é escoar a produção de grãos e minério do Centro-Oeste brasileiro para o porto no estado do Pará. As obras para tornar o rio Tocantins completamente navegável ameaçam a diversidade de espécies aquáticas. O aumento do tráfego de embarcações também pode afetar a qualidade de vida dos ribeirinhos, trazendo poluição e alterando a dinâmica dos rios.
O especial”Desafios da Igreja – A Ameaça aos Pescadores é uma produção do jornalismo da TV Aparecida. O documentário estará disponível após a exibição na emissora pelo site a12.com/desafiosdaigreja e no YouTube Oficial da TV Aparecida.