Não acredite em tudo que circula nas redes sociais sobre o remake de Vale Tudo, que a TV Globo prepara para o ano que vem. O clássico da teledramaturgia brasileira ganhará nova versão dentro das comemorações pelos 60 anos da emissora e, por isso mesmo, tem todos os cuidados do alto comando. Os detalhes continuam guardados a sete chaves e, além de Manuela Dias e do diretor Paulo Silvestrine, poucos diretores acessam informações sobre a novela. Até mesmo produtores que estarão no projeto.
A TV Globo quer reunir no elenco grandes artistas, nomes considerados medalhões pelo telespectador para que se evite comparações com a versão original. Algumas conversas informais já aconteceram, entretanto, nenhum compromisso assumido com quem não tem contrato fixo com a emissora. É claro que muitos personagens ficarão com atores que pertencem ao banco de elenco. Além disso, até dois lançamentos poderão ocorrer na trama.
Apesar de toda a curiosidade dos noveleiros
O alto comando da TV Globo não pretende transformar o remake de Vale Tudo em problemas para as novelas exibidas antes de sua estreia. Renascer tem dois meses pela frente e Mania de Você ocupará até oito meses da grade da emissora. Ou seja, Vale Tudo chegará somente em abril de 2025, mês do aniversário e o ápice das comemorações pelos 60 anos da TV Globo?
Então, por que antecipar escalações e uma discussão sobre a viabilidade de Vale Tudo? O alto comando da TV Globo e, principalmente de sua dramaturgia, pretende segurar ao máximo qualquer informação sobre o remake. Primeiro para não gerar expectativa demais no telespectador. Isso se transforma em decepção na estreia. Além disso, ninguém quer tirar o foco da divulgação da reta final de Renascer e da estreia de Mania de Você. E logo depois, tem toda a sustentação da trama de João Emanuel Carneiro.
Pré-produção na hora certa
O novo método de trabalho da TV Globo em sua dramaturgia prevê orçamentos mais adequados aos dias atuais. Portanto, nada de criar gastos antecipados com salários de artistas e aplicações de quem tem contrato fixo. O elenco chegará na hora certa, alguns meses antes do início das gravações para o tempo ideal de caracterização e preparação de personagens. Ou seja, se a novela tem estreia programada para abril e está em pré-produção, os artistas serão contratados a partir de janeiro. No máximo nas últimas semanas deste ano.
É claro que os autores desenvolvem suas histórias pensando em alguns artistas, principalmente para personagens centrais e importantes. Mas, mesmo que o diretor receba um aceno de compromisso do intérprete, esse poderá fechar com plataformas ou outra emissora. Todo mundo quer trabalhar para pagar os boletos e poucos são os privilegiados que podem esperar o chamado da TV Globo.
Está aí outro ponto importante para a TV Globo: evitar vazamentos. O comando da dramaturgia da emissora não pretende ver no noticiário novamente que alguma estrela abandonou a novela às vésperas de iniciar as gravações. É o tipo de notícia que pode passar a impressão de falta de organização ou de que artistas esnobam a TV Globo.
Portanto, diante de tudo o que foi apresentado até aqui, não tenha verdade os vazamentos exclusivos sobre o elenco do remake de Vale Tudo. A própria Glória Pires já desmentiu que recebeu convite para ser Odete Roitman.