Números preliminares do Natal nada animadores

Houve redução de público na manhã e à tarde

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
2 Min Read
young man holding a remote control
Photo by KoolShooters on Pexels.com

Os números consolidados dos últimos dias ainda não circulam entre os executivos das emissoras de TV, mas todos eles estiveram de olho nos dados preliminares. A intenção foi analisar o comportamento do telespectador diante de algumas apostas e também durante a noite de 24 e o início de 25 de dezembro. Como em anos anteriores, aconteceu a queda natural no número de aparelhos ligados.

- Continua após a publicidade -

Na segunda-feira pela manhã houve uma redução importante de público, mas as participações das emissoras (share) não alterou muito. Isso indica que cada programa tem sua plateia cativa e, é lógico, cada emissora seu perfil de público. Globo, Record e Band, que seguiram suas grades normais, conseguiram manter praticamente o share, ou algo muito próximo. No SBT houve uma oscilação, mas a emissora apostou numa programação especial e diferenciada para o feriado de Natal.

Outro dado da medição minuto-a-minuto que chama a atenção é a recuperação de público no período da noite e a concentração nas novelas, principalmente em Terra e Paixão. É como se as comemorações se encerrassem a tempo de o telespectador voltar para sua história.

- Continua após a publicidade -

Na história

Na década de 1960, a Excelsior apostou nas novelas diárias em diversos horários. Os diretores da emissora constataram que o brasileiro gostava de acompanhar histórias em capítulos e que este formato acabava diluindo os custos. Algum tempo depois, a Globo melhorou essa fórmula e intercalou suas novelas com telejornais locais e nacional, que funciona até os dias de hoje.

Mais do que uma questão de otimização de orçamento e retorno comercial, novelas diárias criam o costume no público e são mais eficientes para manter os números, principalmente nessas ocasiões em que naturalmente haverá uma boa parcela que se afastará da TV.

- Continua após a publicidade -

Inscreva-se

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta