SBT vai reestruturar comercial e programação

Saídas de Luciana Valério e Murilo Fraga mostram que SBT luta contra crise de audiência e faturamento

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
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Luciana Valério à frente do logo do SBT
Luciana Valério ficou pouco mais de um ano no comando do comercial do SBTLourival Ribeiro/SBT

A saída de Luciana Valério do SBT é mais um sinal de que a emissora atravessa um intenso processo de reestruturação. A ex-diretora comercial dispensada nesta quinta-feira (3/10), numa semana em que o SBT abriu mão de Murilo Fraga e Ariel Jacobowitz. Ou seja, em apenas quatro dias, a emissora deixou de contar com o trabalho de três profissionais que estavam muito envolvidos com as novas apostas. E não deve parar por aí.

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Esse processo de reestruturação começou no ano passado quando Daniela Beyruti assumiu a vice-presidência do SBT e o comando artístico. Fernando Pelégio foi o primeiro a sair e, logo depois, outros diretores mais ligados a atividades administrativas. Mas, esse momento das transformações reflete o desempenho da emissora em áreas estratégicas.

Luciana Valério assumiu no ano passado a direção comercial com a missão de melhorar o faturamento do SBT e aproximar a emissora da nova realidade do mercado publicitário. Um novo mundo exigia um olhar novo. Há quem afirme que todos os programas dessa temporada, principalmente Chega Mais e Tá na Hora, foram desenhados a partir das necessidades apontadas pelo departamento comercial.

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Queda de audiência e faturamento

A audiência baixa do SBT em algumas faixas, críticas dos fãs da emissora e faturamento abaixo do esperado são alguns dos elementos determinantes dessa fase da reestruturação. No mercado circula a informação de que o balanço desse ano não será positivo e revelará um prejuízo na casa dos R$ 100 milhões. Por isso, os cintos apertados para economizar o máximo possível e operar em melhores condições financeiras.

Desde que a nova grade de programação entrou no ar, o SBT viu sua audiência cair em parte das manhãs (faixa do Chega Mais) e no final da tarde/início da noite. A insistência num formato com mais conteúdo factual levou a um desgaste na programação e no comercial. Além disso, o Eita Lucas não saiu do papel, o Tudo é Nosso recebe mais críticas do que elogios. Além disso, o programa do Benja não consegue ampliar a audiência e sair do terceiro lugar. O reflexo imediato no comercial.

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Ou seja, as saídas de Murilo Fraga e Luciana Valério mostram o quanto grade, audiência e faturamento se interlaçam. E vai além: o projeto deixou de lado algumas outras ideias de Daniela Beyrute, assim como um desenho de uma grade com mais cara e DNA do SBT.

Lá nos bastidores da Anhanguera, há quem afirme que não demora muito para as novelas mexicanas ganharem mais destaques e reforma atingir também o que vemos no ar. Tudo é uma questão de tempo.

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Ah, e para quem pergunta, sim. Sim, ainda tem alguns gatos no telhado do SBT. Alguns mais novos, outros mais fortes e mais velhos.

COMUNICADO OFICIAL

A Assessoria de Comunicação informa que o SBT e Luciana Valério decidiram, em comum acordo, encerrar o contrato entre as partes. A diretora segue agora para novos projetos pessoais na sua carreira.

O SBT agradece à Luciana por sua dedicação e profissionalismo à frente do departamento comercial da emissora e deseja sucesso em seus próximos desafios.

Informamos que o setor comercial do SBT passará por uma reestruturação e, durante esse momento de transição, será comandado por Vicente Varela.”

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