O consumo de vídeos no Brasil durante o mês de setembro traz algumas importantes discussões para quem faz TV aberta e conteúdo digital. A TV linear ainda atinge a maior parcela do público e o digital amplia sua plateia de uma forma menos intensa, com oscilações menores. Os números do Kantar Ibope apontam que, no mês passado, a TV linear conquistou 69,3% dos brasileiros e o digital 30,7%. Um placar muito semelhante a meses anteriores.
O levantamento aponta que a TV aberta responde por 60,4 pontos percentuais e a TV por assinatura 8,9 pontos, somando os 69,3% de participação no mercado audiovisual brasileiro. Ou seja, o público assiste o conteúdo da TV Globo, Record , SBT, Band, Rede TV e outras emissoras. E claro, numa quantidade menor, nos canais pagos.
O consumo digital, que corresponde a 30,7%, é liderado pelo Youtube, que tem 18,5 pontos percentuais. Logo depois, aparece o TikTok com 4,4 pontos e Netflix com 4,2 pontos percentuais. O Globoplay representa 1,3 pontos e a Disney+ e Max com 0,4 ponto cada uma. Ou seja, no streaming, a grande audiência está no Youtube, que tem 60% do público do digital. Outro fator interessante do levantamento é o TikTok, que ultrapassou, mesmo que por 0,1 ponto percentual, a Netflix. Dados que podem mudar o olhar dos patrocinadores.