Não é de hoje que a audiência do streaming avança aos finais de semana, mas os últimos resultados chamam a atenção dos executivos das principais emissoras. Até pouco tempo, era comum ver o CSR (Conteúdo Sem Referência, onde estão o Youtube, serviços de streaming e redes sociais) à frente da Globo na média/tarde (12h às 18h). O CSR traz a soma da audiência de muitos conteúdos e, ao considerar isso, a emissora continua em primeiro lugar, mas no conjunto há uma fuga interessante para o digital.
Entretanto, esse movimento não está mais restrito ao período da tarde do domingo. O streaming avançou também na faixa noturna (18h às 24h), apontando para a necessidade de um olhar mais atento das TVs abertas para o horário. Talvez esteja aqui a explicação para a audiência mais morna do Fantástico ou Domingo Espetacular.
Números reveladores
No último domingo (09/11), na média/noite (18h às 24h), o streaming garantiu 16,8 de média, o equivalente a 29,5% do público. Nessa faixa, a Globo marcou 15,3 pontos e 26,8% de share. O pico de acesso do streaming aconteceu entre 21h e 22h.
Já na média/tarde (12h às 18h) o streaming marcou 14,1 pontos e 28,2% de share. A Globo ficou com 12,4 pontos e 24,8% de share. Somente no período da manhã o CRS ficou em segundo lugar com 7,5 pontos e 26,8% de share. Nessa faixa (06h às 12h), a Globo liderou com 8,7 pontos e 30,8% de share. Entretanto, o que mais chama atenção é que o streaming também garantiu a liderança na média/dia com 13,1 pontos contra 12,3 da Globo.
Os números desse final de semana só reforçam um comportamento do público que se repete há alguns meses. Uma parcela significativa trocou o que a TV aberta oferece aos domingos por série no streaming e conteúdo no Youtube. Ou seja, muita gente cansou da mesmice dominical. Fica aqui um alerta importante para quem faz a televisão!
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
