InícioColunasColuna do VannucciJuliane Massaoka não será a última a ser assaltada ao vivo na...

Juliane Massaoka não será a última a ser assaltada ao vivo na TV

Não é a primeira vez que um jornalista é alvo de assaltantes durante seu trabalho numa das avenidas de São Paulo. E não será a última. Nesta sexta-feira, por pouco a repórter Juliane Massaoka perdeu seu celular durante uma entrada ao vivo no Encontro. Ela estava iniciando sua participação no programa para falar sobre o aniversário da Avenida Paulista quando um assaltante numa bicicleta tentou arrancar o celular de sua mão. O aparelho estava à mostra porque ele é usado para comunicação com a equipe que está no controle do estúdio e também para ter o retorno em áudio do que está no ar.

Ao vivo, o telespectador acompanhou o assaltante se aproximar numa bicicleta e tentar arrancar o celular. Juliane e Patrícia Poeta acabaram mudando o assunto previsto inicialmente e falaram sobre a falta de segurança na Avenida Paulista. Policiais estavam a poucos metros, mas isso não foi motivo para inibir o marginal e, muito menos, para uma reação dos dois. No ar, Juliane Massaoka destacou que a equipe da Globo conta sempre com um segurança, que agiu para evirar o pior. E um detalhe: o Encontro acabou mostrando que, nesses casos, o marginal sai tranquilamente pela Paulista com sua bicicleta.

https://twitter.com/Dudu/status/1733104364015833263?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1733104364015833263%7Ctwgr%5E6931c8181a2888451d8c83ba00dfdfa26e32b7f6%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.ofuxico.com.br%2Ftelevisao%2Fju-massaoka-quase-e-furtada-ao-vivo-veja-o-video%2F

Ou seja, ali na Avenida Paulista o assalto com bicicleta foi naturalizado e integrado à rotina do bairro. O problema não é de segurança pública, mas da pessoa que transita pelas calçadas e não esconde celular, carteira e bolsa.

Outras vítimas da violência

No dia 20 de outubro, a repórter Beatriz Backes teve o celular roubado durante sua entrada ao vivo no Bom Dia São Paulo. Ela estava na Estação da Luz, região central da capital, e falava com Rodrigo Bocardi e Sabina Simonato sobre a questão do transporte público na cidade. Ao vivo, o aparelho foi arrancado de sua mão por um assaltante que também estava numa bicicleta. Diferente de Juliane Massaoka, Beatriz estava sem equipe porque no jornalismo é possível um repórter ou produtor entrar no ar apenas com um celular e um microfone. Ou seja, em outubro a repórter estava muito mais vulnerável. Ela tem que prestar atenção no retorno para saber a hora exata de entrar no ar, se preocupar com a imagem que exibirá durante sua fala e com a qualidade do áudio. Se não bastasse isso, tem que ficar atenta para ser alvo de um assaltante.

Em junho, o repórter Mark Figueredo sofreu uma tentativa de assalto e foi agredido durante uma reportagem sobre segurança pública em São Paulo. Ele estava na Avenida São João, região central da capital, quando um assaltante colocou a mão no seu bolso e tentou arrancar o aparelho. Quando um dos produtores reagiu, surgiram vários usuários de craque jogaram objetos neles.

Novas formas de reportagens

Esses casos mostram que está na hora das emissoras de TV reverem o esquema para entradas ao vivo e gravações em locais públicos. É fundamental garantir o mínimo de condição para o repórter não ficar tão vulnerável. Nesta sexta-feira, Juliana Massaoka estava acompanhada até de segurança e nem assim inibiu a ação do assaltante. Mas, Beatriz estava sozinha e esse é um formato que ganha mais espaço na TV diante da necessidade de encolher equipes e conter custos. No mínimo, o celular a ser usado nas reportagens não pode ser pessoal, mas sim da emissora.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Dona de Mim lançará primeiro microdrama da Globo

Globo lançará esse ano as duas primeiras produções da dramaturgia em vídeos curtos verticais

Os motivos dos suspeitos do fim trágico de Odete Roitman

Vários personagens possuem motivos para assassinar a vilã de Vale Tudo.

Três Graças vai botar o dedo na ferida ao falar da violência e criminalidade

Xamã será um traficante sem piedade no controle da Chacrinha

Vale Tudo abre a semana com crescimento de audiência

Confira a audiência consolidada da segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Publicações relacionadas

Volta por Cima: Chico vê Madalena e Jão juntos

SEGUNDA-FEIRA, 21 DE OUTUBRO Chico implora que Madalena não termine...

Amanda Françozo conta tudo sobre festas infantis em seu programa

Amanda Françozo já entende bem de festas infantis, pois...

Circuladô de Fulô e Balaio se apresentam no Aqui Tem Nordeste

Frank Aguiar comanda mais um Aqui Tem Nordeste, ao...

SBT aposta na Champions League nesta quarta-feira

Nesta terça-feira tem futebol na tela do SBT. É...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading