InícioColuna do VannucciBlog do VannucciSBT Brasil perdeu quase a metade de seu público em seis anos

SBT Brasil perdeu quase a metade de seu público em seis anos

No próximo dia 15 de agosto, o SBT Brasil completará 19 anos no ar e, se nada mudar até lá, com sua pior audiência desde que Ana Paula Padrão estreou o telejornal. Em 2005, a jornalista chegou ao SBT para levar credibilidade à principal bancada da emissora e, assim, garantir mais faturamento ao jornalismo da TV de Silvio Santos.

A estreia do SBT Brasil mexeu com o mercado, uma vez que aconteceram contratações e houve um investimento em cenário, tecnologia e em elementos gráficos. Além disso, Ana Paula Padrão e sua equipe criaram uma padronização para o que entraria no ar no telejornal.

2005 foi o melhor ano do SBT Brasil, que fechou na vice-liderança com 7,1 de média, o equivalente a 11,5% do público de seu horário. No ano seguinte, o telejornal alcançou 5,1 de média e 7,6% de share. Em 2007, já sob o comando de Carlos Nascimento, mais uma queda, com 4,4 de média e 6,7% de share. Os próximos anos foram de oscilação e, e, 2011, uma mudança no conceito.

Novas mudanças e comentários

Joseval Peixoto e Rachel Sheherazade entraram para o SBT Brasil, que ganhou comentaristas em várias áreas, entre eles Denise Campos de Toledo (economia), José Nêumane (política) e Carlos Chagas (Brasília). Em 2014 houve um sinal de recuperação, quando o telejornal fechou com 6,1 de média e 10,6% de share.

Em 2018, o SBT Brasil atingiu novamente seu auge. O telejornal fechou o ano com 7,4 de média e 11,1% do público. Mas, em outubro, Silvio Santos determinou que todos os comentários saíssem e opinião algo proibido. Foi a partir dai que a audiência começou a cair, chegando atualmente a praticamente metade do registrado em 2018. Durante a pandemia o SBT Brasil conseguiu registrar 5,8 de média em 2020 e 5,6 pontos em 2021. Em 2022, ligeira diminuição, mas em 2023 a queda foi mais acentuada. O jornal fechou o ano passado com 4,2 de média na Grande São Paulo.

Números da Kantar Ibope obtidos pelo Blog do Vannucci junto a fontes de mercado a partir de um estudo realizado sobre o desempenho de vários programas da TV.

PNT, as maiores e menores audiências

Desde a estreia do novo formato em 11 de março, o SBT Brasil marca 3,8 de média e 6,3% de share na Grande São Paulo. Entretanto, seus melhores resultados nesse período registrados em Vitória (4,8 de média) e Goiânia (4,6 pontos). Os piores números aparecem no Distrito Federal (1,5 pontos) e em Belém (1,9 pontos). No PNT – Painel Nacional de Televisão – o SBT registra, entre 11 de março e 8 de junho, 3,3 pontos, o equivalente a 5,5% do público do horário.

Segundo o estudo obtido com exclusividade pelo Blog do Vannucci, o SBT Brasil é assistido por 5,9 milhões de telespectadores, ao menos durante um minuto, a cada edição. 73% do público do telejornal tem mais de 35 anos, sendo que 37% desse total estão acima dos 60 anos de idade. As mulheres foram 59% da plateia e no recorde com classe social 57% dos telespectadores são da AB e C2.

LEIA MAIS


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Dona de Mim lançará primeiro microdrama da Globo

Globo lançará esse ano as duas primeiras produções da dramaturgia em vídeos curtos verticais

Os motivos dos suspeitos do fim trágico de Odete Roitman

Vários personagens possuem motivos para assassinar a vilã de Vale Tudo.

Três Graças vai botar o dedo na ferida ao falar da violência e criminalidade

Xamã será um traficante sem piedade no controle da Chacrinha

Vale Tudo abre a semana com crescimento de audiência

Confira a audiência consolidada da segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Publicações relacionadas

Aparecida Debate destaca a segurança nas escolas do Brasil

O Aparecida Debate desta terça-feira (25), às 21h30, traz...

Regina Volpato só estreia ano que vem no SBT

Regina Volpato foi direta na pergunta feita por Flávio...

Aparecida Sertaneja festeja o mês da mulher com talentosas cantoras

No Aparecida Sertaneja desta segunda (4), às 19h30, Mariangela...

Aparecida Debate exibe o segundo programa da série sobre eleições

O Aparecida Debate continua sua série especial sobre os...

Barcelona X Porto faz Band encostar no SBT

Nesta terça-feira, o SBT fez ajustes na grade vespertina...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading