InícioColunasHistórias da TVAmor proibido garantiu sucesso da primeira novela diária do Brasil

Amor proibido garantiu sucesso da primeira novela diária do Brasil

Há 61 anos, no dia 22 de julho de 1963, entrava no ar “2-5499 Ocupado”, a primeira novela diária do Brasil. Até aquele dia, o publico acompanha histórias ao vivo e com apenas alguns capítulos por semana, mas jamais como conhecemos atualmente, de segunda a sábado. Mas, a TV Excelsior começou a investir no videotape, tecnologia capaz de gravar programas e, com isso, garantir uma melhor finalização e, principalmente, distribuição para as TVs que formavam a rede.

“2-5499 Ocupado” trouxe nos papeis principais Glória Menezes e Tarcísio Meira, contratados a peso de ouro como as grandes estrelas da dramaturgia da emissora. Mas, também estavam no elenco Lolita Rodrigues e Neusa Amaral. A primeira novela diária tem a adaptação de Dulce Santucci a partir do texto do argentino Alberto Migué.

A novela não precisou de muito tempo para conquistar o telespectador e tirar a audiência da Tupi, que, diante do sucesso da concorrente, correu para desenvolver sua trama diária. “2-5499 Ocupado” apostava num romance proibido, algo que sempre prendeu o público dos bons folhetins.

História envolvente

“2-5499 Ocupado” conta a história de Emily, uma detenta que trabalha como telefonista no presídio e, sem querer, liga para o escritório do advogado Larry. Os dois se apaixonam a partir das vozes e precisam lutar contra as barreiras e todos os preconceitos. O encontro quase impossível prendeu o público.

Com apenas 42 capítulos e um elenco reduzido, “2-5499 Ocupado” fez a TV Tupi correr contra o tempo e colocar no ar alguns meses depois “Alma Cigana”, com Ana Rosa no papel principal. Ali, diretores da Excelsior, Tupi, Record e Paulista perceberam que a novela era o produto preferido do brasileiro e que, com certeza, atrairia muitos patrocinadores.

O tempo provou que a novela com seus capítulos diários provoca a fidelidade do telespectador. Criar ganchos e suspense, além de uma boa história de amor, colocavam as pessoas diariamente à frente da TV para não perdeu um detalhe. Isso aconteceu pelo menos até a metade dos anos 2010, uma vez que o crescimento das plataformas digitais mudou o comportamento do público e sob demanda assistimos a qualquer momento.

Entretanto, apesar de tantas mudanças, uma boa novela ainda está entre os programas preferidos do brasileiro. Além disso, somos respeitados no mundo como um dos principais produtores de teledramaturgia do planeta.

LEIA MAIS

Últimas

Novo organograma foi bem recebido por funcionários e artistas do SBT

Volta de Leon Abravanel e Alfonso Aurin como Assessor da Presidência apontam para um gestão mais equilibrada e com estilo do SBT

Silvio Santos ainda é muito presente no SBT

Legado do comunicador, mudanças nos programas vespertinos, aposta do SBT em esportes estão no Vannucci Responde

Nova estrutura do SBT em debate na Super Live do Canal do Vannucci

Além das mudanças propostas por Daniela Beyruti, Super Live debate as novidades em Três Graças e a chegada de Evaristo Costa a Record

Veja também

“Aparecida Debate” promove discussão sobre o futuro da água no planeta

O Aparecida Debate desta terça-feira (2), às 21h30, vai...

Mavi coloca rastreador em Mércia, mas leva a pior

SEGUNDA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO Mavi assume toda a culpa do...

Amanda Françozo faz Karaokê animado na TV

A farra vai ser boa! No programa De Papo...

Histórias de Nahim serão contadas no Aparecida Sertaneja

Intérprete de sucessos como "Dá Coração", "Olhos Abertos" e...

Audiência de Três Graças oscila em SP

Queda da média de audiência no segundo capítulo mostra que Globo ainda enfrenta certa resistência no principal mercado publicitário
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.