InícioColunasColuna do VannucciCaldeirão usa elementos de outros programas. Isso é bom?

Caldeirão usa elementos de outros programas. Isso é bom?

O Caldeirão especial com Djavan deu o que falar nas redes sociais e também nos bastidores da Globo. Neste sábado, o cantor e compositor esteve no palco de Marcos Mion para receber uma grande homenagem e ouvir sobre a importância de sua obra para a cultura brasileira e também para as pessoas, no âmbito individual. Afinal, quem não construiu uma trilha sonora para os momentos marcantes que tem na memória? E com certeza, em algum deles você vai lembrar de um dos sucessos do Djavan. Na plateia estavam famosos, que deram seus depoimentos e se emocionaram.

Quem assistiu atentamente ao Caldeirão em homenagem a Djavan percebeu que a emoção foi o principal elemento embutido no roteiro do programa. Era clara a intenção de não apenas homenagear, mas, principalmente, de emocionar quem estava assistindo no auditório do estúdio ou em casa. E objetivo foi alcançado, não há como negar.

Djavan recebe homenagem no Caldeirão,
Djavan no Caldeirão do Mion. Foto: Globo/Trouva

Nas redes sociais foram muitas as manifestações sobre o Caldeirão ter copiado o Altas Horas de Serginho Groisman, que já realizou inúmeras homenagens ao pessoal da música, incluindo o próprio Djavan. No palco de Serginho há referências a Rita Lee e Zeca Pagodinho, artistas que, mais do que presentes no programa, são amigos do apresentador. Rita Lee recebeu uma grande homenagem semanas antes de sua morte. Portanto, é natural que todo mundo associe esse tipo de programa ao Altas Horas.

É fato que a equipe de Marcos Mion recorreu a alguns elementos muito semelhantes ao do Altas Horas, como plateia vip formada por artistas que de alguma forma cruzam pela vida e carreira do homenageado e a execução dos grandes sucessos. Assim, como é possível identificar elementos do Arquivo Confidencial a partir da exibição de depoimentos de amigos e até de quem estava no auditório. O programa teve direito até a lounge com os convidados globais, como acontecia no Melhores do Ano, ainda sob o comando de Faustão. Também é natural.

O Caldeirão especial com Djavan mostrou que é possível se apropriar de vários elementos que funcionam em outros programas para levar algo de qualidade ao telespectador. E isso não deve ser encarado como algo errado ou ruim, ou disfarçado para ninguém reparar. Muito pelo contrário. A televisão brasileira é o que é porque estamos constantemente renovando e adaptando as grandes referências, e modernizando quadros e formatos.

Os números preliminares apontam que o Caldeirão com Mion atingiu algo um pouco acima dos 12 pontos, índice muito próximo às suas médias.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Dona de Mim lançará primeiro microdrama da Globo

Globo lançará esse ano as duas primeiras produções da dramaturgia em vídeos curtos verticais

Os motivos dos suspeitos do fim trágico de Odete Roitman

Vários personagens possuem motivos para assassinar a vilã de Vale Tudo.

Três Graças vai botar o dedo na ferida ao falar da violência e criminalidade

Xamã será um traficante sem piedade no controle da Chacrinha

Vale Tudo abre a semana com crescimento de audiência

Confira a audiência consolidada da segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Publicações relacionadas

Mara Maravilha assina com a Rede Gospel

A apresentadora e cantora Mara Maravilha está de casa...

SBT realiza novos cortes na dramaturgia

Emissora atravessa período de reestruturação da teledramaturgia

O balé da TV revelou grandes estrelas da televisão

Os programas ao vivo marcaram os primeiros anos da...

Cantora Kátia conta sua história no Aparecida Sertaneja

No Aparecida Sertaneja desta segunda-feira (23), às 19h30, Mariangela...

BBB 25 entra na reta final com ligeiro aumento de audiência

Reality termina na próxima terça-feira, 22 de abril.
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.
  1. Vanucci, tens razão. Lembra o Serginho. Mas é inegável o talento do Mion nesta fase Globo e neste programa em especial. Onde tem qualidade temos que ressaltar. Abraços. SérgioCunha

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading