InícioColunasColuna do VannucciCaldeirão usa elementos de outros programas. Isso é bom?

Caldeirão usa elementos de outros programas. Isso é bom?

O Caldeirão especial com Djavan deu o que falar nas redes sociais e também nos bastidores da Globo. Neste sábado, o cantor e compositor esteve no palco de Marcos Mion para receber uma grande homenagem e ouvir sobre a importância de sua obra para a cultura brasileira e também para as pessoas, no âmbito individual. Afinal, quem não construiu uma trilha sonora para os momentos marcantes que tem na memória? E com certeza, em algum deles você vai lembrar de um dos sucessos do Djavan. Na plateia estavam famosos, que deram seus depoimentos e se emocionaram.

Quem assistiu atentamente ao Caldeirão em homenagem a Djavan percebeu que a emoção foi o principal elemento embutido no roteiro do programa. Era clara a intenção de não apenas homenagear, mas, principalmente, de emocionar quem estava assistindo no auditório do estúdio ou em casa. E objetivo foi alcançado, não há como negar.

Djavan recebe homenagem no Caldeirão,
Djavan no Caldeirão do Mion. Foto: Globo/Trouva

Nas redes sociais foram muitas as manifestações sobre o Caldeirão ter copiado o Altas Horas de Serginho Groisman, que já realizou inúmeras homenagens ao pessoal da música, incluindo o próprio Djavan. No palco de Serginho há referências a Rita Lee e Zeca Pagodinho, artistas que, mais do que presentes no programa, são amigos do apresentador. Rita Lee recebeu uma grande homenagem semanas antes de sua morte. Portanto, é natural que todo mundo associe esse tipo de programa ao Altas Horas.

É fato que a equipe de Marcos Mion recorreu a alguns elementos muito semelhantes ao do Altas Horas, como plateia vip formada por artistas que de alguma forma cruzam pela vida e carreira do homenageado e a execução dos grandes sucessos. Assim, como é possível identificar elementos do Arquivo Confidencial a partir da exibição de depoimentos de amigos e até de quem estava no auditório. O programa teve direito até a lounge com os convidados globais, como acontecia no Melhores do Ano, ainda sob o comando de Faustão. Também é natural.

O Caldeirão especial com Djavan mostrou que é possível se apropriar de vários elementos que funcionam em outros programas para levar algo de qualidade ao telespectador. E isso não deve ser encarado como algo errado ou ruim, ou disfarçado para ninguém reparar. Muito pelo contrário. A televisão brasileira é o que é porque estamos constantemente renovando e adaptando as grandes referências, e modernizando quadros e formatos.

Os números preliminares apontam que o Caldeirão com Mion atingiu algo um pouco acima dos 12 pontos, índice muito próximo às suas médias.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Suely Franco é a grande estrela de Dona de Mim

Veterana brilhou num elenco de grande estrelas, como Tony Ramos, Claudia Abreu e Marcello Novaes

Metas e realizações é o tema do programa de Amanda Françozo

Os especialistas convidados do De Papo com Amanda Françozo...

Nos 75 anos da TV no Brasil, o digital fez a festa

Retrospectiva - parte 2: Digital já atrai mais publicidade do que a TV linear

Veja também

Frank Aguiar recebe em seu programa Fábio Carneirinho, Brisa Star e Jhotapê

Na terça-feira (25), às 19h30, Frank Aguiar abre espaço...

Enok Virgulino e Forró Di Casa levam sua música para o Aqui Tem Nordeste

Na terça-feira (23), às 19h30, Frank Aguiar recebe no...

TV Aparecida exibe entrevista exclusiva com o vice-presidente Geraldo Alckmin

O programa Aparecida Debate continua a série de entrevistas...

Amor Perfeito termina com muitas lições sobre o amor e a vida

Amor Perfeito terminou como todo bom folhetim. No último...

Número de ligados diminui no Natal. Confira os números!

Muitas pessoas desligaram a televisão no dia de Natal....
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.
  1. Vanucci, tens razão. Lembra o Serginho. Mas é inegável o talento do Mion nesta fase Globo e neste programa em especial. Onde tem qualidade temos que ressaltar. Abraços. SérgioCunha

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading