back to top
INSCREVA-SE
InícioColunasColuna do VannucciCredibilidade X Faturamento: o que vale mais na era dos influenciadores?

Credibilidade X Faturamento: o que vale mais na era dos influenciadores?

Desde domingo, quando o Fantástico exibiu uma reportagem sobre a presença de influenciadores em propaganda de jogos de azar, uma grande discussão tomou conta dos meios de comunicação. Na pauta das conversas não apenas o papel dos influencers, mas também a falta de regras mais claras para a publicidade na internet, a estratégia de grandes marcas aos apostar em famosos da web, o conteúdo oferecido aos seguidores e o verdadeiro valor de cada uma dessas personalidades.

Mas, não para por aí. Até que ponto os influenciadores são responsáveis por tudo o que anunciam ou oferecem de conteúdo ao seu público? É aqui que entra a parte mais delicada de toda essa discussão e que aponta para a necessidade urgente de amadurecimento desse mercado.

Sim, eles são responsáveis!

Não há como negar que os influenciadores só são procurados pelas marcas porque possuem poder de exercer influência em seu público, seja através de um conteúdo, uma dica (nem sempre gratuita) e da publicidade escancarada. Essas empresas recorrem aos influencers de olho nos números que possuem em suas redes sociais e o segmento que atingem. Ou seja, querem volume de um recorte específico para aumentar vendas e, como consequência, o faturamento. É dinheiro investido para trazer dinheiro. E o cachê de muitos deles não é pequeno, se comparado com as estrelas da TV. Além disso, o valor cobrado pelas plataformas é muito menor do que na televisão; ou seja, a verba publicitária rende mais.

Mas, toda essa discussão chega num ponto crucial sobre o papel de qualquer pessoa pública: a responsabilidade. É claro que todos querem ganhar dinheiro, aumentar seu faturamento, ser mais conhecido e ser um profissional referência em seu segmento. Mas, tudo tem seu limite.

Artistas da TV aprenderam

As grandes estrelas da TV e até mesmo os artistas iniciantes há anos calculam muito bem onde irão associar suas imagens porque ficaram lembrados pelas campanhas que participaram. Os responsáveis pela administração da carreira e imagem criarão barreiras justamente para que não estejam ligados a serviços ilícitos, a produtos sem comprovação de eficácia ou que levem o consumidor a uma experiência ruim. É importante destacar que muitos artistas consagrados já caíram em situações muito parecidas como as que o Fantástico denunciou e precisaram de tempo para recuperar a imagem. Outros, simplesmente descartados pelo mercado publicitário.

Imagem vale muito. Credibilidade muito mais! E essa é uma equação que cada um resolverá à sua maneira. O que vale mais: ficar rico ainda muito jovem ou construir uma carreira que atravessará o tempo? Que cada um responda e determine seu caminho!

Últimas

Terra da Padroeira recebe a dupla Zé Henrique & Gabriel

Kleber Oliveira, Menino da Porteira e Tonho Prado são...

TV Aparecida faz grande cobertura do funeral do Papa Francisco

Neste sábado (26/5), acontece a Missa de Exéquias do...

Odete Roitman chega ao Brasil e Heleninha tem sua primeira bebedeira

Empresária vai mostrar todo seu desprezo pela filha e culpará Celina pelo estado de Heleninha

Publicações relacionadas

O desafio de ser o “Melhor da Noite”

Colocar um programa diário no horário nobre e ao...

Saúde e Fé desvenda os mistérios do sono

O Saúde e Fé deste sábado (22), às 16h,...

TV tem quarta-feira do desespero!

A quarta-feira foi de desespero na televisão, principalmente na...

Luar do Sertão recebe o artista mineiro Téo Azevedo

No Luar do Sertão desta terça-feira (16), às 19h30,...

Vai na Fé deu certo porque arriscou o novo, diz Rosane Svartman

A autora Rosane Svartman já está envolvida com sua...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui