Os números do domingo não assustaram somente os executivos da Globo, mas mostram aos diretores das outras emissoras que a TV aberta perde cada vez mais espaço para o digital. O avanço das plataformas de vídeos e redes sociais é uma realidade, principalmente, aos finais de semana. E isso aponta que boa parte do público busca algo que a TV não pode oferecer. Ou não sabe como chegar ao telespectador dominical.
Os números do Kantar Ibope escancaram a nova realidade da Globo na guerra pela audiência aos domingos. Na média/tarde (12h às 18h) desde domingo (20/7) o streaming liderou com 3.6 pontos de vantagem na Grande São Paulo. Globo ficou em segundo lugar. De acordo com a medição, o digital conquistou 13,5 de média, o que corresponde a 29,4% do público desta faixa. A Globo ficou com 9,9 pontos e 21,6% de share. A média só não foi menor porque o jogo Palmeiras X Atlético MG atingiu 17,8 pontos e ocupou uma hora da grade vespertina.
Antes do futebol, o filme Jurassic World – Reino Ameaçado marcou 9,4 pontos. Logo depois, a primeira parte do Domingão com Huck ficou com 8,9 de média e 18,7% de share. Nesse momento, o streaming marcava 13,5 pontos. Ou seja, filme, Pequenos Gênios e Quem Vem Para Cantar não tiveram força suficiente para prenderem o público que buscou entretenimento no digital. Maratonar séries virou um programa obrigatório para muitas pessoas aos domingos.
Impactos no SBT e Record
Os dados consolidados do Kantar Ibope deste domingo (20/7) deixam claro que SBT e Record sofrem menos fuga de público para o digital. Entre 12h e 18h, o SBT marcou 6,3 pontos de média e 13,8% de share. No domingo anterior (13/7), a emissora fechou com 5,5 de média e 11,6% de share. Ou seja, cresceu. A Record marcou neste domingo (20/7) 3,8 pontos e 8,2% de share. Na semana passada registrou 4,1 pontos.
Para mudar esse cenário, a Globo necessita desenvolver uma grade que ofereça ao público o que só possa ser visto na TV. Além disso, deixar menos engessados os programas e apostar no calor do auditório como um atrativo a mais. Não é por menos que a emissora contratou Eliana para seus finais de semana. A apresentadora tem uma aceitação muito grande com o público e imagem associada ao entretenimento para os domingos. O programa está em desenvolvimento e deve se tornar realidade no ano que vem.
Não é de hoje que os executivos da Globo acompanham o crescimento das plataformas digitais aos finais de semana. Eles entendem que esse é um movimento natural, mas que pode ser freado com mais investimentos na grade. E lembram que boa parte dessa fuga vai para o Globoplay, onde também está o sinal da TV aberta. Além disso, com mais acessos, a comercialização da plataforma fica mais fácil e valorizada.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Vannucci, recentemente um site de fofoca, falou que a Sandra Annemberg estar sendo preparada pra assumir uma parte da manha da Globo. Procede?
Acho que seria uma aposta interesante.
Olá, Vannucci. Tudo bem?
Voce consegue se informar,quando a Globo irá disponibilizar a versão turca de Avenida Brasil ?
E mais, tem chances de Avenida Brasil ter uma continuação?