A televisão no Brasil tem se transformado nos últimos anos e em 2023 deu importantes passos para otimizar sua produção e assim viabilizar orçamentos. Tudo isso será intensificado em 2024. Os bancos de elenco estão diminuindo e a nova realidade para as grandes estrelas é o contrato por obra.
Assim que Terra e Paixão terminar, Glória Pires encerra sua longa parceria com a Globo. Ela sai do contrato fixo com a emissora, que também abriu mão de outras protagonistas. Paola Oliveira, Flávia Alessandra, Regina Casé e Claudia Abreu agora só ganham quando trabalham em uma novela ou série. Também estão nessa lista Regiane Alves, Isabelle Drummond, Vitória Strada, Heloísa Perrisé e Larissa Manoela. O elenco masculino teve baixas. Caio Blat, Thiago Fragoso, Mateus Solano não possuem contratos fixos. E até o esporte da Globo fez cortes ao abrir mão de Cleber Machado, um dos grandes narradores da TV.
Novas plataformas
Muitos desses artistas já estão envolvidos com produções no streaming e, pelo menos nas entrevistas, dizem que gostam dessa liberdade de escolha de trabalhos. Juliana Paes e Wladimir Britcha são estrelas de novela da Netflix. Giovanna Antonelli, Camila Pitanga e Camila Queiroz encabeçam o elenco de Beleza Fatal, da HBO Max. Camila Queiroz é um grande exemplo: saiu da Globo antes de terminar de gravar as cenas finais de Verdades Secretas 2. Como já tinha compromissos com plataformas, teve dificuldades para adaptar a agenda para atender a Globo, que precisou esticar em mais alguns dias os trabalhos. Na época, ouviu que não voltaria mais para a emissora. Mas, em 2023, Camila Queiroz foi a protagonista de Amor Perfeito, a novela das 18h, muito bonita e bem-produzida. A atriz fez par romântico com Diogo Almeida, nova aposta da Globo.
Aliás, em 2023, os protagonistas ficaram na mão de artistas que até então não ocupavam esses papeis. Bárbara Reis em Terra e Paixão, Sheron Menezes, Bella Campos e Samuel de Assis em Vai na Fé e Giovanna Cordeiro em Fuzuê. A Globo finalmente deu oportunidades para renovar o time de protagonistas e apostou na representatividade brasileira. Além disso, boas revelações na dramaturgia: Clara Moneke, Amaury Lorenzo e Diego Martins conquistaram espaço com talento e boas interpretações.
O Ano é Dela
Tati Machado já tem muitos anos de carreira como jornalista, vários deles dedicados às editorias de celebridades e televisão. Mas, em 2023, ganhou espaço, conquistou o telespectador, apresentou as chamadas de programação da Globo, substituiu Patrícia Poeta e brilhou no Lip Sync. Seu futuro na Globo é muito promissor.
Por falar em Encontro, em 2023 o programa passou boa parte do tempo em destaque nos sites de entretenimentos e perfis de fofoca. Se falou de tudo sobre Patrícia Poeta e Manoel Soares. A crise entre os dois saiu dos bastidores e se tornou pública, com direito a várias versões e muita especulação. Assim, no final, Manoel Soares deixou a emissora.
Na última semana de 2023, Patrícia Poeta desabafou ao vivo pela enxurrada de fake News sobre sua vida e carreira, além do julgamento nas redes sociais.
O novo dono do domingo
Em 2023, Luciano Huck mostrou que já domina o Domingão. Deu sua cara e ritmo ao programa. Homenageou Silvio Santos e os dois apresentadores que marcaram as tardes de domingo: Gugu e Faustão lembrados durante a batalha entre João Augusto e João Guilherme, que voltaram a se encontrar no Teleton.
Depois de um ano e meio no mesmo palco do pai, João Guilherme estreou seu próprio programa e mostrou que o entretenimento está em seu DNA. Programa do João é exibido aos sábados na Band, tem elementos que marcaram a carreira de Faustão e, neste ano, será ao vivo.
Por falar em Faustão, em 2023 ele deu uma pausa na televisão. Com um ano e meio de programa diário na Band, o apresentador interrompeu seu contrato para cuidar da saúde. Ele passou por um transplante de coração e diz aos amigos que pode voltar para a TV, mas de uma outra forma.
Não volta mais
Outro grande comunicador deixou bem claro que não volta à televisão. Silvio Santos não compareceu ao especial que comemorou os 60 anos do Programa Silvio Santos. E, por isso mesmo, Patrícia Abravanel é definitivamente a titular das atrações comandadas pelo pai. Daniela Beyruti é a vice-presidente do SBT com um olhar artístico e ousadia muito semelhantes ao de Silvio. Para este ano, ela promete uma grande reforma na emissora.
Outro que também parou foi Milton Neves, que deixa a Band após 15 anos de contrato.
Crise
A TV Gazeta de São Paulo enfrenta uma grave crise. Em 2023, vendeu horários para a igreja, abriu mão de Regina Volpato e concentrou sua produção nas marcas da emissora. O Mulheres voltou a um formato que já fez sucesso e, agora, é conduzido por uma dupla: Pamela Domingues e Regiane Tápias.
Regina Volpato é um nome forte nas redes sociais. O público gosta dela e, por isso mesmo, em pouco tempo foi chamada pelo SBT para, ao lado de Michelle Barros, comandar uma revista eletrônica nas manhãs, a partir de fevereiro.
Ano de despedidas
The Voice Brasil acabou, mas será substituído por outra competição. O Pipoca da Ivete também não volta. O programa perdeu para o Domingo Legal e para as plataformas digitais. Agora em 2024, a Globo resolverá seu problema com uma solução do passado: Domingão terá duas partes, uma antes e outra depois do futebol. E filmes ocuparão o início da tarde.
2023 é o ano de Celso Portiolli. O Domingo Legal registrou bons números e incomodou a Globo. O apresentador também ocupou o horário nobre, mas com menos repercussão, e trouxe um conteúdo interessante para o digital. Além disso, brilhou no Teleton. Portiolli é desta geração o mais amplo comunicador: sabe brincar, improvisar, cativar!
E para você? Quem promete brilhar em 2024 na televisão?