Problemas nos bastidores de Dona Beja e reclamações de Bianca Bin sobre processo de produção trazem importante discussão sobre a realização de novelas no Brasil. Os problemas se tornaram públicos a partir de uma reportagem de Carla Bittencourt, no Notícias da TV. Segundo o texto, a atriz exigiu saber com antecedência a ordem das gravações do dia e reclamou que os textos não chegam dentro do prazo. Isso dificulta o estudo dos atores. Além disso, o elenco não teve um preparador durante a pré-produção da novela.
Esses são apenas alguns dos problemas apontados por artistas que atuam em produções para o streaming. Nos últimos anos, aumentou significativamente a quantidade de novelas e séries para plataformas digitais, o que movimentou o mercado, empregou muitas pessoas e exigiu uma participação maior das produtoras independentes. E aí vem o problema. Nem todas as empresas estão preparadas para produzir uma novela, mesmo que sejam referências em realities, programas de entretenimento, documentários, filmes e publicidade.
Um gênero diferente
Gravar uma novela exige muita experiência. A Globo, nossa maior produtora, desenvolveu seu processo de produção da teledramaturgia por décadas, sempre se adaptando às novas necessidades, tecnologias e, principalmente, em busca de um maior equilíbrio financeiro. Orçamento é tudo e a ordem é cortar custos desnecessários, simplificar processos e agilizar as gravações para aumentar as possibilidades de ganhos com a publicidade, boa parte dela através de ações de merchandising. Mas, sempre com um olhar especial para a preparação dos personagens, criação de cenários, escolha de locações, desenvolvimento de figurinos e um processo de trabalho muito bem estabelecido, com horários claros e intervalos estabelecidos para se respeitar todos os profissionais envolvidos, das mais diferentes áreas envolvidas nas gravações.
As produtoras independentes terão que aprender muito para que continuem responsáveis por esse formato. Talvez os processos e o jeito de dirigir séries e realities podem ser melhores em mercados como os Estados Unidos, Inglaterra, Espanha ou até na Coréia, mas a mecânica de funcionamento de uma novela foi desenvolvida aqui no Brasil e no México. Colômbia e Turquia, duas produtoras que ganharam muito espaço nos últimos anos, adotaram esse nosso jeitinho.
É verdade. A Globo sabe como facer…