Bastidores de Dona Beja mostram que fazer novela não é tarefa fácil

Plataformas de streaming apostam no gênero e terceirizam gravações

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
3 Min Read
Elenco de Dona Beja em cenário da produçãoDivulgação HBO Max

Problemas nos bastidores de Dona Beja e reclamações de Bianca Bin sobre processo de produção trazem importante discussão sobre a realização de novelas no Brasil. Os problemas se tornaram públicos a partir de uma reportagem de Carla Bittencourt, no Notícias da TV. Segundo o texto, a atriz exigiu saber com antecedência a ordem das gravações do dia e reclamou que os textos não chegam dentro do prazo. Isso dificulta o estudo dos atores. Além disso, o elenco não teve um preparador durante a pré-produção da novela.

- Continua após a publicidade -

Esses são apenas alguns dos problemas apontados por artistas que atuam em produções para o streaming. Nos últimos anos, aumentou significativamente a quantidade de novelas e séries para plataformas digitais, o que movimentou o mercado, empregou muitas pessoas e exigiu uma participação maior das produtoras independentes. E aí vem o problema. Nem todas as empresas estão preparadas para produzir uma novela, mesmo que sejam referências em realities, programas de entretenimento, documentários, filmes e publicidade.

Um gênero diferente

Gravar uma novela exige muita experiência. A Globo, nossa maior produtora, desenvolveu seu processo de produção da teledramaturgia por décadas, sempre se adaptando às novas necessidades, tecnologias e, principalmente, em busca de um maior equilíbrio financeiro. Orçamento é tudo e a ordem é cortar custos desnecessários, simplificar processos e agilizar as gravações para aumentar as possibilidades de ganhos com a publicidade, boa parte dela através de ações de merchandising. Mas, sempre com um olhar especial para a preparação dos personagens, criação de cenários, escolha de locações, desenvolvimento de figurinos e um processo de trabalho muito bem estabelecido, com horários claros e intervalos estabelecidos para se respeitar todos os profissionais envolvidos, das mais diferentes áreas envolvidas nas gravações.

- Continua após a publicidade -

As produtoras independentes terão que aprender muito para que continuem responsáveis por esse formato. Talvez os processos e o jeito de dirigir séries e realities podem ser melhores em mercados como os Estados Unidos, Inglaterra, Espanha ou até na Coréia, mas a mecânica de funcionamento de uma novela foi desenvolvida aqui no Brasil e no México. Colômbia e Turquia, duas produtoras que ganharam muito espaço nos últimos anos, adotaram esse nosso jeitinho.

Inscreva-se

TAGGED: ,
Compartilhe essa publicação
1 Comment

Deixe uma resposta