InícioColunasColuna do VannucciExclusivo: SBT perdeu 65% da audiência de seu auge neste século

Exclusivo: SBT perdeu 65% da audiência de seu auge neste século

O SBT vive uma crise de audiência. Ninguém pode negar! Estudo exclusivo obtido pela Coluna do Vannucci mostra que a emissora de Silvio Santos está 65% abaixo de seu auge neste século, que aconteceu em 2001. Naquele ano, a estreia de Casa dos Artistas mobilizou a imprensa e o telespectador e na grade atrações como Domingo Legal, Show do Milhão, Cine Espetacular e A Praça é Nossa incomodavam a Globo, sua grande concorrente.

O estudo exclusivo aponta que o SBT fechou 2001, na Grande são Paulo, em segundo lugar com 25,7% de share. Ou seja, um quarto dos brasileiros assistiam à programação da TV de Silvio Santos. Isso representava 10,9 pontos. Esse ano, o SBT tem 3,9 de média até metade de setembro, o equivalente a 9,0% do público. Os especialistas em números não acreditam que a média mude drasticamente e arriscam dizer que poderá diminuir em função da estreia de A Fazenda, que deve melhorar a média/noite da Record.

O levantamento que a Coluna do Vannucci teve acesso aponta que em 2002 o SBT fechou com 10,2 de média. No ano seguinte, já estava com 8,8 pontos e 20,3% de share. Ensaiou uma recuperação em 2005, mas começou a cair. Em 2015, o SBT conseguiu inverter sua trajetória e por cinco anos ampliou a média anual e o share.

A pandemia foi um golpe cruel no SBT. Em 2020, a emissora fechou com 5,8 de média e 12% de share. Em 2021, a emissora terminou com 5,0 de média e 10,8% de share. E não reagiu mais. Em 2022, sem nenhuma novidade no ar e com o fim do Bom Dia & Cia e Casos de Família, bateu em 4,2 pontos e 9,6% de share. Esse foi o pior resultado nos últimos 22 anos.

E as crianças foram pra onde?

O SBT sempre foi conhecido por ter um público infanto-juvenil cativo e em sua história apresentou inúmeras atrações voltadas a esse telespectador. Festolândia, Sábado Animado, Zapping Zone e Disney Club são alguns deles. Mara Maravilha, Eliana, Angélica, Simony e Sérgio Malandro, além do Bozo e sua turma, criaram o hábito de assistir TV nas crianças. A pesquisa exclusiva que a Coluna do Vannucci teve acesso aponta que atualmente o SBT só tem um terço do público infantil de 2016. É uma queda assustadora e que deixa claro os efeitos de diminuir drasticamente a programação infanto-juvenil.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Suely Franco é a grande estrela de Dona de Mim

Veterana brilhou num elenco de grande estrelas, como Tony Ramos, Claudia Abreu e Marcello Novaes

Metas e realizações é o tema do programa de Amanda Françozo

Os especialistas convidados do De Papo com Amanda Françozo...

Nos 75 anos da TV no Brasil, o digital fez a festa

Retrospectiva - parte 2: Digital já atrai mais publicidade do que a TV linear

Veja também

Melhores do Ano do Canal do Vannucci tem surpresas nos resultados

A eleição dos Melhores do Ano pelo Canal do...

Autoestima é o papo de Amanda Françozo com convidados em seu programa

No De Papo com Amanda Françozo deste sábado (12),...

Programa do Ratinho vira o jogo para o SBT

O Programa do Ratinho tem surpreendido neste início do...

Alerta no domingo: Globo e streaming empatam à tarde

A Globo tomou um susto neste domingo, com um...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading