A disputa entre os programas policiais do fim da tarde, principalmente entre o Brasil Urgente e o Tá na Hora, traz algumas lições sobre televisão. A primeira delas sobre hábito na TV aberta. A segunda sobre a importância dos comunicadores e a terceira vem do conteúdo.
Dados consolidados do Kantar Ibope obtidos pelo Canal do Vannucci junto a fontes de mercado apontam que o Tá na Hora iniciou esta semana em terceiro lugar. O programa policial do SBT fechou nesta segunda-feira (15/7) com 3,0 pontos de média, o equivalente a 5% do público de seu horário. Já o Brasil Urgente marcou 2,5 pontos, o que corresponde a 4,8% de share.
O placar vantajoso para o Tá na Hora prova que a persistência é fundamental na televisão. Se você acredita em seu produto, vá em frente, aposte, insista, tenha paciência. Os diretores do SBT não se renderam à pressão da crítica e dos fãs das novelas mexicanas. É claro que a média do Tá na Hpra está bem abaixo do que as novelas mexicanas marcaram no horário. Mas, lá na Anhanguera acredita-se que o hábito será construído com o tempo.
A segunda lição vem do Brasil Urgente. O telespectador brasileiro assiste a um programa em parte pelo seu apresentador. Ele confia, se sente íntimo e até briga, mas gosta de acompanhar determinado profissional. A anunciada saída de Datena para se candidatar à prefeitura começou a afastar lentamente o telespectador. E nem mesmo Joel Datena conseguiu frear esse momento.
O sinal de alerta está acionado na Band, afinal o Brasil Urgente é um produto estratégico porque entrega audiência alta para o Jornal da Band. Com média maior e credibilidade, vende-se mais espaço comercial, mas a entrega precisa funcionar.
Importância do conteúdo
A terceira lição vem da Record e envolve o conteúdo. A equipe do Cidade Alerta não mede esforços para oferecer um número maior de reportagens para o telespectador. Isso dá ritmo ao programa e, também, mostra ao público um jornalismo mais robusto. Mas, sempre que necessário, temas são esticados e Luiz Bacci explora ao máximo o que chamou a atenção de quem está em casa.
Na última segunda-feira (15/7), o Cidade Alerta fechou com 6,8 de média, o equivalente a 12% do público. A edição paulistana garantiu 8,0 pontos (13,1% de share) e deixou a Record na vice-liderança.
LEIA MAIS
- Domingo Legal mantém audiência até mesmo com games novos
- Não é só Armando Babaioff quem questiona influenciadores na TV
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.