Os bastidores do SBT fervem nesta semana desde o anúncio da saída de Murilo Fraga. Lá na Anhanguera, ninguém fala sobre outra coisa. O diretor de programação saiu da emissora um ano após Fernando Pelégio, que comandava o artístico. E para muitos o que aconteceu agora é mais um sinal claro de que a pressão nas altas esferas é cada vez mais intensa. Não há como negar que a queda de audiência preocupa os executivos da empresa, mas a reação lenta incomoda muito mais.
A redução na média anual começou bem antes da pandemia e até agora nada conseguiu frear essa tendência. A programação lançada no início desse ano não reagiu da forma esperada e aumentou as críticas dos telespectadores sobre mudanças de horários. O espaço antes dedicado às novelas mexicanas despencou com a chegada do Tá na Hora, telejornal que tem como objetivo apostar no factual e jogar melhor para o SBT Brasil. Mas, até agora, os avanços foram bem suaves.
Segundo fontes do Canal do Vannucci no SBT, o alto comando da emissora se divide entre os que defendem mudanças radicais agora e os que apostam em mais tempo para a grade finalmente pegar. Um grupo diz que a audiência em queda dificulta as vendas comerciais. Outro garante que a qualificação dos produtos atraiu novos clientes. É esse embate permanente que só aumenta a pressão no alto comando. E, diante de tanta divisão, Murilo Fraga resolvei apostar em seus projetos pessoais.
Quem vem para o lugar?
O Canal do Vannucci apurou que Mauro Lissoni, atualmente no comando da programação da Rede Massa, deve assumir o posto no SBT muito em breve. Conversas bem adiantadas e não iniciadas nesta segunda-feira, quando divulgaram o comunicado oficial. Tudo indica que o martelo será batido ainda nessa semana. Entretanto, caso não ocorra essa contratação, não se descarta promover alguém da equipe até então comandada por Murilo Fraga.
As fontes do canal garantem que a chegada de Mauri Lissone é aprovada por muitas pessoas no SBT, principalmente por Ratinho. Entretanto, há quem tema que o novo executivo troque alguns profissionais e influencie no artístico.
Outros gatos no telhado
As mudanças em postos chaves do SBT não devem acabar com a saída de Murilo Fraga. Segundo fontes do Canal do Vannucci, pelo menos mais dois executivos estão no alvo. Pelo que se vê, há um movimento claro para acabar com divisão de grupos e tiro amigo no SBT.
Enquanto isso, seguem as discussões sobre a grade de 2025. Programas podem sair do ar e não se descarta a possibilidade de voltar com as novelas para o final da tarde, faixa que sempre ocuparam. Além disso, há quem aposte por lá que as novelas nacionais voltadas para a família (ou infanto-juvenil) sejam exibidas mais cedo. Agora nos resta aguardar os próximos movimentos de uma empresa que está num longo processo de transformação.